Listagem de Questões Concurso CTI
O microscópio eletrônico utiliza feixes de elétrons em vez de luz, como é o caso do microscópio óptico. Existem três tipos básicos de microscópios eletrônicos: de transmissão, de varredura e de tunelamento. Como todos os tipos possuem potencial de aumento superior ao óptico, são bastante utilizados para a caracterização de materiais e dispositivos. Quanto a esse tema, julgue os itens de 77 a 84.
Na microscopia de varredura por tunelamento — scanning tunneling microscopy (STM) — a superfície é diretamente caracterizada pela varredura de uma ponta capaz de seguir a topologia em escala atômica de resolução.
Na microscopia de transmissão eletrônica — transmission electron microscopy (TEM) —, que pode alcançar resoluções de escala atômica, também é obtida informação sobre a profundidade da amostra.
Na microscopia eletrônica de varredura — scanning electron microscopy (SEM) —, as amostras devem ser eletricamente condutivas ou, ao menos, possuir uma fina camada condutiva na superfície.
A preparação da amostra na TEM pode ser um procedimento bastante complexo. A preparação deve levar em consideração o tipo de material e o tipo de caracterização que será feita.
A SEM pode ser utilizada para se obter informação cristalográfica do material sob análise.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}