Listagem de Questões Concurso CPRM
No que se refere ao uso das sondagens a trado em investigações geológico-geotécnicas de campo, julgue os itens subsecutivos.
O furo de sondagem executado com o uso de trados manuais do tipo concha, em obras de exploração do solo, para a realização de rodovias e pequenas estruturas, pode ter profundidade de 3 m a 5 m, podendo, em casos específicos, ter profundidade superior a esses valores.
As amostras coletadas em furos de sondagem executados com trados manuais são amolgadas, não devendo, portanto, ser utilizadas para a determinação da granulometria e dos limites de Atteberg.
Caso se pretenda investigar local em que a presença de cascalhos, matacões ou rochas impeça a penetração do trado, deve-se realizar um novo furo, deslocado cerca de 3 m em relação a qualquer direção a partir da tentativa inicial.
Com relação ao uso dos trados helicoidais em investigações geológico-geotécnicas de campo, julgue os itens seguintes.
No uso de trados helicoidais de acionamento mecânico, o operador consegue detectar possíveis mudanças no tipo de solo em análise a partir da alteração da velocidade e do som da perfuração.
Se, em uma perfuração, for atingido o nível freático ou o avanço do trado helicoidal for inferior a 5 cm em 10 min de operação contínua de perfuração, pode-se empregar o método de percussão com circulação de água (lavagem).
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}