Listagem de Questões Concurso CPRM
A teoria da tectônica de placas foi desenvolvida no início da década de 60 do século XX, quando novos instrumentos permitiram o mapeamento do assoalho oceânico. No que diz respeito a essa teoria, julgue os itens que se seguem.
O limite de placas divergentes é caracterizado por subducção, metamorfismo, formação de crosta e cadeias de montanhas.
Sabendo que a Terra é dividida em camadas, conforme sua composição e propriedades mecânicas, julgue os próximos itens.
A velocidade de propagação das ondas S decai para zero a partir do limite inferior do manto com o núcleo da Terra. Em função deste aspecto conclui-se que o núcleo externo é liquido, o que é consistente se for considerado que o campo magnético terrestre é originado a partir de correntes de elétricas geradas no núcleo externo.
A crosta e o manto terrestre são separados por uma descontinuidade, e a principal diferença entre essas duas camadas é quanto à composição. As crostas continentais e oceânicas apresentam variação de espessura, sendo a espessura média da crosta oceânica maior que a da continental, bem como a densidade média da crosta oceânica é maior do que a da continental.
Julgue os itens subsequentes, relativos aos domínios morfoclimáticos no Brasil.
O domínio dos cerrados ocupa predominantemente maciços planaltos de estrutura complexa, dotada de superfícies aplainadas de cimeiras.
O domínio das pradarias abrange terrenos sedimentares, basálticos e pequenos setores de áreas metamórficas, tendo o seu conjunto paisagístico formado por escarpas.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}