Língua Portuguesa Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro - RJ (CGJ/RJ)

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Questões Concurso CGJ/RJ

Língua Portuguesa Interpretação de Texto

Ano: 2002 Banca: NCE Cargo: Comissário de Justiça da Infância e da Juventude

LÍNGUA PORTUGUESA

 TEXTO 1

"Mesmo porque são todos delinqüentes, pivetes na escola do crime, cedo terminarão na cadeia ou crivados de balas pelo Esquadrão da Morte."; este segmento do texto:

  • A. mostra uma opinião de uma parte da população sobre o menor abandonado;
  • B. retrata o que dizem os policiais sobre os meninos de rua;
  • C. destaca a visão das autoridades sobre os menores abandonados;
  • D. indica uma opinião fria do cronista sobre o problema dos menores;
  • E. traz a público o que a imprensa noticia sobre os menores abandonados.
Sua resposta é:
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Língua Portuguesa Interpretação de Texto

Ano: 2002 Banca: NCE Cargo: Comissário de Justiça da Infância e da Juventude

LÍNGUA PORTUGUESA

 TEXTO 1

"...exposto ao frio da noite..."; "...de sua incômoda presença..."; os dois segmentos sublinhados possuem substantivos e adjetivos, mas com estruturações diferentes (subst. + locução; adj. + subst.). Se reescrevermos os dois segmentos, trocando as estruturas adotadas, teremos:

  • A. frio noturno / presença incômoda;
  • B. frieza da noite / presente incômodo;
  • C. fria noite / o incômodo da presença;
  • D. (frieza noturna / o incômodo presente;
  • E. noturno frio / presença de incomodidade.
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Língua Portuguesa Interpretação de Texto

Ano: 2002 Banca: NCE Cargo: Comissário de Justiça da Infância e da Juventude

LÍNGUA PORTUGUESA

 TEXTO 1

O uso da primeira pessoa na crônica tem um efeito de:

  • A. construir uma narrativa impessoal, já que o cronista é observador neutro;
  • B. seguir o modelo típico de um texto jornalístico, como este;
  • C. manifestar no discurso a opinião dos leitores;
  • D. expressar na forma o ponto de vista do narrador;
  • E. transformar o texto em algo objetivo e popular.
Sua resposta é:
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Língua Portuguesa Interpretação de Texto

Ano: 2002 Banca: NCE Cargo: Comissário de Justiça da Infância e da Juventude

LÍNGUA PORTUGUESA

 TEXTO 1

Alguns textos, como este, trazem referências de outros momentos históricos de nosso país; o segmento do texto em que isso ocorre é:

  • A. "Perto da Praça General Osório, olhei para o lado e vi...";
  • B. "...ou crivados de balas pelo Esquadrão da Morte";
  • C. "...escreveríamos toda a obra de Dickens";
  • D. "...isto é problema para o juizado de menores";
  • E. "Escurinho, de seus seis ou sete anos, não mais".
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Língua Portuguesa Interpretação de Texto

Ano: 2002 Banca: NCE Cargo: Comissário de Justiça da Infância e da Juventude

LÍNGUA PORTUGUESA

 TEXTO 1

"Estava dormindo, como podia estar morto"; esse segmento do texto significa que:

  • A. a aparência do menino não permitia saber se dormia ou estava morto;
  • B. a posição do menino era idêntica à de um morto;
  • C. para os transeuntes, não fazia diferença estar o menino dormindo ou morto;
  • D. não havia diferença, para a descrição feita, se o menino estava dormindo ou morto;
  • E. o cronista não sabia sobre a real situação do menino.
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Língua Portuguesa Interpretação de Texto

Ano: 2002 Banca: NCE Cargo: Comissário de Justiça da Infância e da Juventude

LÍNGUA PORTUGUESA

 TEXTO 1

A descrição do menino abandonado é feita no segundo parágrafo do texto; o que NÃO se pode dizer do processo empregado para isso é que o autor:

  • A. se utiliza de comparações depreciativas;
  • B. lança mão de vocábulo animalizador;
  • C. centraliza sua atenção nos aspectos físicos do menino;
  • D. mostra precisão em todos os dados fornecidos;
  • E. usa grande número de termos adjetivadores.
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Língua Portuguesa Interpretação de Texto

Ano: 2002 Banca: NCE Cargo: Comissário de Justiça da Infância e da Juventude

LÍNGUA PORTUGUESA

 TEXTO 1

O comentário correto sobre os elementos do primeiro parágrafo do texto é:

  • A. o cronista situa no tempo e no espaço os acontecimentos abordados na crônica;
  • B. o cronista sofre uma limitação psicológica ao ver o menino abandonado;
  • C. a semelhança entre o menino abandonado e uma trouxa de roupa é a sujeira;
  • D. a localização do fato perto da meia-noite não tem importância para o texto;
  • E. os fatos abordados nesse parágrafo já justificam o título da crônica.
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Língua Portuguesa Interpretação de Texto

Ano: 2002 Banca: NCE Cargo: Comissário de Justiça da Infância e da Juventude

LÍNGUA PORTUGUESA

 TEXTO 1

"...olhei para o lado e vi, junto à parede, antes da esquina, ALGO que me pareceu uma trouxa de roupa..."; o uso do termo destacado se deve a que:

  • A. o autor pretende comparar o menino a uma coisa;
  • B. o cronista antecipa a visão do menor abandonado como um traste inútil;
  • C. a situação do fato não permite a perfeita identificação do menino;
  • D. esse pronome indefinido tem valor pejorativo;
  • E. o emprego desse pronome ocorre em relação a coisas ou a pessoas;
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Língua Portuguesa Interpretação de Texto

Ano: 2002 Banca: NCE Cargo: Comissário de Justiça da Infância e da Juventude

LÍNGUA PORTUGUESA

 TEXTO 1

Uma crônica, como a que você acaba de ler, tem como melhor definição:

  • A.

    registro de fatos históricos em ordem cronológica;

  • B.

    pequeno texto descritivo geralmente baseado em fatos do cotidiano;

  • C.

    seção ou coluna de jornal sobre tema especializado;

  • D.

    texto narrativo de pequena extensão, de conteúdo e estrutura bastante variados;

  • E.

    pequeno conto com comentários, sobre temas atuais;

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Língua Portuguesa Substantivo

Ano: 2002 Banca: NCE Cargo: Comissário de Justiça da Infância e da Juventude

LÍNGUA PORTUGUESA

 TEXTO 1

Boinas-pretas é um substantivo composto que faz o plural da mesma forma que:

  • A. salvo-conduto;
  • B. abaixo-assinado;
  • C. salário-família;
  • D. banana-prata;
  • E. alto-falante.
Sua resposta é: