Questões Concurso ControladoriaGeral do Estado - PB (CGE/PB)

 

Considerando a figura acima, que ilustra uma planilha do Excel 2003 em edição, assinale a opção correta acerca da figura e de características do Excel 2003.

  • A.

    Considere-se que a planilha exibida tenha sido copiada e transportada para um relatório em edição no Word. Nesse caso, todos os valores calculados a partir de fórmulas do Excel serão perdidos.

  • B.
  • C.

  • D.

  • E.

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A coerência e a correção gramatical do texto serão mantidas caso se substitua

  • A.

    "havia" (L.1) por tinha.

  • B.

    "que" (L.2) por o qual.

  • C.

    "senão" (L.4) por mas

  • D.

    "derrubá-lo" (L.5) por derrubar-lhe.

  • E.

    "rompem" (L.6) por rompam

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Infere-se da argumentação do texto que uma das "outras formas de luta" (L.6) é

  • A.

    trocar o capitalismo pelo socialismo.

  • B.

    vivenciar o capitalismo como realidade.

  • C.

    pôr em prática as alternativas propostas pela história.

  • D.

    transformar o capitalismo, respeitando-se os requisitos legais.

  • E.

    buscar êxito maior na troca do socialismo pelo capitalismo.

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Texto para as questões de 1 a 4

Quanto aos usos dos sinais de pontuação no texto, mantêm-se a correção gramatical e a coerência textual,

  • A.

    substituindo-se os dois primeiros sinais de interrogação por sinais de exclamação.

  • B.

    inserindo-se vírgula logo após "sentiu" (L.2).

  • C.

    inserindo-se vírgula logo após "regras" (L.3).

  • D.

    retirando-se a vírgula logo após "indagações" (L.6).

  • E. substituindo-se a vírgula logo após "que" (L.9) pelo sinal de dois-pontos.
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Texto para as questões de 1 a 4

Assinale a opção em que o trecho do texto expressa a noção de adição.

  • A. sentiu o ser humano a necessidade de estabelecer regras" (L..2-3)
  • B.

    indispensabilidade da fixação de normas" (L.5)

  • C.

    possivelmente existentes desde que o homem começou a pensar" (L.6-7)

  • D.

    não apenas pactuaram normas de convivência social, mas também foram corporificando um conjunto de conceitos" (L.10-12)

  • E. "princípios orientadores da conduta no que tange ao campo ético-moral" (L.12-13)
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Considere que o Movimento de Combate à Corrupção e ao Nepotismo tenha noticiado que desembargadores de um determinado tribunal de justiça mantinham, em seus gabinetes, servidores fantasmas, isto é, funcionários remunerados pelos cofres públicos que não prestavam serviço algum. Essa situação, caracterizada pelo fato de o funcionário público se apropriar dos salários que lhe são endereçados de forma lícita, apesar de não cumprir o dever de contraprestar os serviços para os quais foi contratado, é considerada

  • A.

    fato atípico.

  • B.

    peculato.

  • C.

    prevaricação.

  • D.

    abandono de função.

  • E.

    emprego irregular de verbas ou rendas públicas.

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Em relação à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), assinale a opção correta.

  • A.

    A receita de capital derivada da alienação de bens e direitos que integram o patrimônio público pode ter a sua destinação, por lei, aos regimes de previdência social, geral e próprio dos servidores públicos.

  • B.

    A obrigação de os estados e municípios enviarem suas contas ao Poder Executivo da União para consolidação das contas dos entes da Federação ofende a autonomia dos entes federados.

  • C.

    A realização de operação de crédito entre uma fundação pública e uma empresa pública, ambas do mesmo estado, é permitida sob a forma de novação de dívida.

  • D.

    É vedada à lei estadual, para as dívidas consolidada e mobiliária, a fixação de limites inferiores aos estabelecidos na LRF.

  • E.

    Na verificação do atendimento dos limites de gastos com pessoal previstos na LRF, o administrador deve computar as despesas decorrentes de decisão judicial.

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Texto para as questões de 1 a 4

Considerando o desenvolvimento da argumentação, assinale a opção que representa uma resposta coerente e gramaticalmente correta para as perguntas iniciais do texto.

  • A.

    Tal preocupação surgiu quando o homem possivelmente começou a pensar e sentiu a necessidade de regras que definisse o certo e o errado, fixando a valorização de normas e padrões de comportamento socializado.

  • B.

    Desde que o homem começou a pensar não haviam normas e padrões para serem seguidos por todos; por conseqüencia, a preocupação ética valorativa definiu a necessidade de estabelecer o que era certo e errado.

  • C.

    Tudo surgiu no momento histórico onde a preocupação ética sentiu a premencia de definir regras, normas e padrões, que ao serem seguidos por todos, tornar-se-iam indispensáveis na separação do certo e do errado.

  • D.

    Sentindo a necessidade de exepcionalizar o errado no comportamento de todos, normas e padrões valorativos constituindo a preocupação ética no homem, quando começou a pensar na história.

  • E.

    A preocupação ética, que, possivelmente, surgiu assim que o homem começou a pensar, corresponde à necessidade de se estabelecerem normas coletivas de comportamento, que definem o certo e o errado.

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Assinale a opção que apresenta um ato de improbidade administrativa que importa enriquecimento ilícito.

  • A.

    Agir negligentemente na arrecadação de tributo ou renda, bem como no que diz respeito à conservação do patrimônio público.

  • B.

    Receber vantagem econômica de qualquer natureza, direta ou indireta, para tolerar a exploração ou a prática de jogos de azar.

  • C.

    Permitir ou facilitar a aquisição, permuta ou locação de bem ou serviço por preço superior ao de mercado.

  • D.

    Conceder benefício administrativo ou fiscal sem a observância das formalidades legais ou regulamentares aplicáveis à espécie.

  • E.

    Frustrar a licitude de processo licitatório ou dispensá-lo indevidamente.

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De acordo com a argumentação do texto, razão e verdade são valores temporariamente válidos,

 

  • A.

    porque são dialógicas e resultam de uma aceitação consensual em realidades sociais permeadas pela comunicação dialógica.

  • B.

    apesar de os valores absolutos constituírem a comunicação dialógica em contextos sociais concretos e institucionalizados.

  • C.

    se forem transformadas em processo de conquistas, deixando de ser utópicas para fazerem parte do cotidiano de cada indivíduo.

  • D.

    enquanto resultarem de falhas na comunicação dialógica, que envolve atores concretos em situações concretas esparsamente institucionalizadas.

  • E.

    mas atores lingüisticamente competentes devem ativar um processo de concepção de verdade, mesmo que ainda não institucionalizada.

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