Questões Concurso CESAN/ES

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Listagem de Questões Concurso CESAN/ES

 

Julgue os itens de 83 a 89, considerando os aspectos de software e hardware de um sistema com as características indicadas no texto I, e os princípios de engenharia de software, desenvolvimento baseado em métricas, análise e projeto orientados a objetos, modelagem de dados usando o modelo de entidade, sistemas operacionais e arquitetura de computadores.

Cada um dos itens indicados, numerados de I a VII, constitui-se em um único e indivisível requisito de software.

A figura acima apresenta um possível diagrama que descreve as relações entre as pessoas que participam do sistema de informações descrito no texto I. Considerando essa figura, julgue os itens seguintes, acerca de engenharia de software e de análise de sistemas orientados a objetos.

O diagrama de colaboração mostrado foi construído utilizando-se a notação gráfica UML (unified modeling language).

As informações apresentadas acima foram obtidas como resultado direto da engenharia reversa aplicada sobre um código orientado a objetos escrito em linguagem Java e que implementa um protótipo de um sistema de monitoramento de ETEs de nome MONETEs descrito no texto I. Julgue os itens de 95 a 100, acerca dos elementos apresentados no diagrama e dos conceitos de programação orientada a objetos.

De acordo com as informações apresentadas, é correto concluir que o código que implementa a classe "MONETEs" apresenta 7 atributos de instância privados, sendo que um deles é estático.

O trecho de código acima apresenta parte de uma classe prototípica de nome "Mapa", que fornece uma implementação simplificada do processo de indicar se determinada ETE está localizada dentro de uma UF (estado), bem como preparar um relatório textual da localização (latitude e longitude) e vazão das ETEs localizadas no mapa. O modelo de mapa implementado nesse código assume que o formato de cada mapa de uma UF é o de um retângulo, delimitado pelos valores das latitudes e longitudes mínimas e máximas. A fim de simplificar o processo de demonstração do protótipo, implementou-se um método que cria um mapa utilizando valores aleatórios para latitudes e longitudes mínimas e máximas, por meio do uso da função .Essa função retorna um número pseudoaleatório de ponto flutuante com dupla precisão e com valor maior ou igual a 0 e menor que 1. Considerando essas informações, julgue os itens de 101 a 110, acerca das técnicas de codificação empregadas.

Pode-se garantir, como propriedade geral de qualquer objeto Mapa criado por meio do código apresentado, que os valores das variáveis "latMín" e "LongMín" serão sempre inferiores aos valores contidos nas variáveis "latMáx" e "LongMáx".

Texto I - itens de 86 a 120

 

Considere que uma organização de tecnologia da informação tenha recebido por encargo a implantação de um sistema de informações de escopo nacional que objetiva monitorar e consolidar dados, em tempo real, do volume de águas servidas (esgotos) coletado por cada uma das estações de tratamento de esgoto (ETEs) do país. O sistema foi designado MONETEs — Monitoramento de Estações de Tratamento de Esgotos.

 

No contexto apresentado no texto I, julgue os itens subseqüentes, acerca das características do desenvolvimento de soluções em tecnologia da informação.

São etapas típicas do ciclo de vida de um projeto de engenharia de software orientado a objeto: engenharia de requisitos; análise e desenho orientados a objetos; implementação e teste unitário; integração e testes; empacotamento, entrega e homologação de produto.

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