Questões Concurso CENSIPAM/AM

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Acerca dos padrões de arquitetura de software, julgue os seguintes itens. O padrão MVC organiza um software em modelo, visão e controle. O modelo encapsula as principais funcionalidades e dados. As visões apresentam os dados aos usuários. Uma visão obtém os dados do modelo via funções disponibilizadas pelo modelo; só há uma visão para um modelo. Usuários interagem via controladoras que traduzem os eventos em solicitações ao modelo ou à visão; podem existir várias controladoras associadas a uma mesma visão.

Acerca dos conceitos sobre orientação a objetos, julgue os itens a seguir.

A herança entre classes possibilita a redefinição de métodos em classes herdeiras. Pode-se definir uma nova implementação de um método na classe herdeira mantendo-se a mesma assinatura que o método tem na superclasse. Um método é dito polimorfo se for definido com a mesma assinatura mais de uma vez em uma hierarquia de classes.

Acerca dos conceitos sobre orientação a objetos, julgue os itens a seguir.

Uma classe abstrata tem apenas métodos abstratos e não pode ser instanciada; um método abstrato tem a sua assinatura especificada, mas o seu corpo não foi implementado. Na linguagem C++, métodos virtuais puros são abstratos; na linguagem Java, as classes e os métodos abstratos são identificados pela palavra abstract.

No que se refere à modularização de um software, julgue os seguintes itens. Um módulo tem as seguintes características: o seu código não pode ser compilado independentemente de outros módulos; a sua especificação externa é requerida pelos usuários do módulo e a sua especificação interna por quem desenvolve o módulo; pode ter interfaces exportadas e importadas, as exportadas são disponibilizadas por módulos servidores e as importadas são esperadas por clientes.

Um software está sendo desenvolvido e algumas decisões foram tomadas quando do seu projeto. A seguir, tem-se as decisões I, II e III que deverão ser atendidas usando-se padrões de projeto (design patterns) adequados.

I Os formatos dos dados de entrada serão validados por métodos nas classes que os modelam. Por exemplo, para validar uma senha, a classe Senha terá um método apropriado. Como o software será fornecido para clientes cujos dados terão diferentes formatos, essas classes devem ser substituídas em conjunto e essas substituições não devem resultar em alterações nos códigos que instanciam essas classes.

II A arquitetura do software será composta por vários módulos e cada módulo será composto por vários objetos interligados. Em cada módulo, o código para criar os objetos e estabelecer os relacionamentos entre os mesmos não deve estar nas classes das quais esses objetos são instâncias. Em cada módulo, esse código deve estar em uma classe responsável por construir o módulo.

III Alguns dos objetos serão persistentes e complexos. Os valores dos atributos de tais objetos serão carregados do banco de dados apenas quando forem referenciados. Um usuário de um objeto persistente receberá uma referência para um objeto em memória que se fará passar pelo objeto no banco de dados. O código do objeto em memória intermediará o acesso ao objeto no banco de dados.

Considerando as informações acima, julgue o seguinte item.

A decisão I pode ser atendida usando-se o padrão de projeto Abstract Factory; a decisão II pode ser atendida usando-se o Builder; e a decisão III pode ser atendida usando-se o Proxy.

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