Pedagogia Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET RJ)

Pedagogia Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET RJ)

Pesquise mais Questões Pedagogia Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET RJ) Utilizando o Filtro abaixo,

  • A. a centralidade no diálogo entre docentes e gestores na organização e administração dos espaços da unidade escolar.
  • B. a eficácia das ações dos docentes junto aos alunos, visando a garantir uma melhor colocação no ranking das escolas.
  • C. a compreensão da natureza do trabalho individual e a execução das tarefas previamente definidas e organizadas para a transposição/mediação na sua área de conhecimento.
  • D. uma ação político-pedagógica que considere legítimo o enfrentamento das demandas dos distintos segmentos da comunidade escolar.
  • E. uma intensa participação dos diretores e coordenadores pedagógicos nos projetos de formação oferecidos pelas secretarias de educação.
Sua resposta é:

Ao iniciar o primeiro conselho de classe de sua escola, a coordenadora pedagógica destaca o seguinte aspecto:

- A finalidade da escola é adequar as necessidades individuais ao meio social e, para isso, ela deve organizar-se de forma a retratar, o quanto possível, a vida. À escola cabe suprir as experiências que permitam ao aluno educar-se, num processo ativo de construção e reconstrução do objeto, e numa interação entre estruturas cognitivas do indivíduo e estruturas do ambiente.

Um dos professores pede a palavra, discorda da coordenadora e afirma:

- A escola tem o papel de preparar o aluno para o mundo adulto e suas contradições, fornecendo-lhe um instrumental, por meio da aquisição de conteúdos e da socialização, para uma participação organizada e ativa na democratização da sociedade.

De acordo com o pensamento educacional, as tendências pedagógicas expressas pelo argumento da coordenadora pedagógica e pelo do professor são, respectivamente,

  • A. tendência progressista libertadora e tendência progressista libertária
  • B. tendência progressista crítico-social dos conteúdos e tendência progressista libertária
  • C. tendência liberal renovada progressista e tendência progressista crítico-social dos conteúdos
  • D. tendência liberal tecnicista e tendência progressista libertadora
  • E. tendência liberal tradicional e tendência liberal renovada progressista
Sua resposta é:

O modelo tradicional de escola é centrado na figura do professor que transmite os conteúdos a uma plateia de alunos, que, aos poucos, os vão adquirindo. Esses conteúdos se constituem em conhecimentos e valores socialmente acumulados pelas gerações anteriores e devem ser transmitidos como verdades, cumprindo a função de preparar as novas gerações para a vida em sociedade. Esse modelo de escola está presente em muitas de nossas salas de aula e se baseia em uma concepção segundo a qual o

  • A. conhecimento é produzido a partir da interação entre o indivíduo e o meio natural e social em que vive, cabendo ao educador facilitar essa interação.
  • B. conhecimento é adquirido a partir das informações que o indivíduo recebe do meio ambiente através de seus sentidos externos bem como das diferentes combinações que a mente produz entre essas impressões, cabendo ao educador selecionar os conteúdos mais relevantes e apresentá-los a seus educandos.
  • C. conhecimento é um processo dinâmico, sendo produzido sempre que ocorre um conflito cognitivo, cabendo ao educador provocar esse conflito para que a aprendizagem ocorra.
  • D. conhecimento é uma construção coletiva e, como tal, só pode ser adquirido na interação em sociedade, cabendo ao educador ser um facilitador dessa interação.
  • E. ser humano ao nascer já traz consigo uma carga de capacidades e potencialidades, cabendo ao mundo adulto oferecer condições apropriadas para seu correto desenvolvimento.
Sua resposta é:

No âmbito escolar, o processo de avaliação institucional tem por objetivo

  • A. desencadear processos mais competitivos entre os professores e alunos da escola para melhorar a qualidade do produto oferecido.
  • B. diagnosticar os problemas institucionais para a criação de rankings classificatórios entre os sujeitos.
  • C. buscar resultados que gerem novas formas de mediações pedagógicas dos professores em suas aulas.
  • D. traçar caminhos de processos que sejam mais seletivos para a gestão dos resultados obtidos com a avaliação.
  • E. favorecer o autoconhecimento da instituição sobre si mesma, subsidiando a tomada de decisões no âmbito da gestão escolar.
Sua resposta é:

Os processos de ensino e aprendizagem na instituição escolar são considerados o centro da investigação e da prática didáticas. Isso significa que

  • A. toda ação e mediação educativas necessitam apoiar-se tanto em conhecimentos teóricos quanto em práticos.
  • B. a instituição escolar necessita de mediações e intervenções práticas por meio de disciplinas didáticas.
  • C. a didática é o centro da investigação sobre os processos de ensino e de aprendizagem na escola.
  • D. a pedagogia utiliza as disciplinas didáticas e metodológicas para fundamentar as teorias.
  • E. os conhecimentos práticos acerca dos processos de ensino e aprendizagem são essenciais para a articulação entre metodologia e pedagogia.
Sua resposta é:

Numa reunião da Escola Municipal K, as equipes de direção e de coordenação pedagógica convocaram para uma reunião os professores, funcionários, representantes dos pais e da comunidade. A pauta da reunião tem os seguintes itens:

• Avaliação diagnóstica (antes, durante e depois) de todo o processo;

• Levantamento dos desafios da escola e do seu contexto;

• Identificação das potencialidades dos grupos envolvidos (professores, funcionários, estudantes e responsáveis);

• Aprofundamento dos marcos legais, políticos e pedagógicos da escola e da rede;

• Definição das melhores estratégias e direções a serem tomadas.

Considerando-se essa pauta, conclui-se que, nessa reunião, o tema a ser tratado será

  • A. Currículo Oculto
  • B. Regras Disciplinares
  • C. Avaliação da Aprendizagem
  • D. Projeto Político-Pedagógico
  • E. Conselho Comunidade e Escola
Sua resposta é:

Um pesquisador deseja descobrir se o acesso aos livros de contos de fada facilita e/ou acelera o domínio da leitura entre crianças de 5 e 6 anos. O pesquisador realiza um teste de nivelamento de leitura e, em seguida, divide, aleatoriamente, as crianças em dois grupos. O primeiro (Grupo X) recebe dois livros de contos de fada por mês para leitura espontânea, e o segundo (Grupo Y) não recebe os livros. Ao final do período letivo, o pesquisador pretende voltar a fazer o teste de nivelamento de leitura para saber qual foi o impacto dos livros de contos de fada na alfabetização das crianças envolvidas na pesquisa. Considerando-se esse desenho de pesquisa, os dois grupos organizados pelo pesquisador são, respectivamente,

  • A. grupo experimental; grupo de controle
  • B. grupo de controle; grupo de experimentação
  • C. grupo de intervenção; grupo de comparação
  • D. grupo de replicação; grupo sem controle
  • E. grupo de leitura; grupo sem leitura
Sua resposta é:

Considerando a elaboração de um projeto de pesquisa, NÃO faz parte do desenho da investigação a

  • A. elaboração de questões, do problema e dos objetivos de pesquisa
  • B. construção dos instrumentos para levantamento dos dados
  • C. apresentação dos resultados obtidos e sua aplicação prática
  • D. definição do quadro teórico e do referencial metodológico
  • E. revisão de literatura e o levantamento bibliográfico
Sua resposta é:

Considere as seguintes características:

• ocupa-se dos processos educativos, métodos e maneiras de ensinar, com um significado amplo e globalizante;

• é um campo de conhecimento sobre a problemática educativa na sua totalidade e historicidade e, ao mesmo tempo, uma diretriz orientadora da ação educativa;

• é o campo do conhecimento que se ocupa do estudo sistemático da educação, isto é, do ato educativo.

• ocupa-se da prática educativa que se realiza na sociedade como um dos integrantes básicos da configuração da atividade humana.

Tais características referem-se à

  • A. Pedagogia, enquanto prática técnica
  • B. Pedagogia, enquanto ciência e prática da educação
  • C. Pedagogia, enquanto especulação sociológica e filosófica
  • D. Sociologia da Educação, como uma das ciências fonte da pedagogia
  • E. Filosofia da Educação, como justificativa epistemológica da pedagogia
Sua resposta é:

  • A. administração da escola
  • B. construção de políticas curriculares
  • C. formação continuada de professores
  • D. transformação das disciplinas escolares
  • E. elaboração do projeto político-pedagógico
Sua resposta é: