CESGRANRIO Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET RJ)

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A ciência da Administração foi sendo construída com base em pressupostos e paradigmas de cada época de seu desenvolvimento, de acordo com os aspectos que se mostravam mais importantes. A correlação adequada entre a Teoria da Administração e a(s) variável(is) enfatizada(s) na criação dessa teoria é a seguinte:

  • A. Administração Científica - Tarefas
  • B. Teoria Clássica - Pessoas
  • C. Teoria da Burocracia - Ambiente
  • D. Teoria Estruturalista - Pessoas e tarefas
  • E. Teoria Neoclássica - Hierarquia e ambiente
Sua resposta é:

Como é denominado o órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente definidos em lei?

  • A. Conselho Tutelar
  • B. Defensoria Pública
  • C. Juizado da Infância
  • D. Ministério Público
  • E. Vara de Família
Sua resposta é:

O estudo Prévio de Impacto de Vizinhança — (EIV) é um dos instrumentos de política urbana previstos no Estatuto da Cidade. A comparação entre os objetivos do estudo de impacto ambiental (EIA) com os objetivos do estudo de impacto de vizinhança (EIV), mostra que

  • A. a elaboração do EIV substitui a elaboração e a aprovação do estudo prévio de impacto ambiental (EIA).
  • B. os estudos são antagônicos e tratam de assuntos semelhantes.
  • C. o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) é um corolário do EIA.
  • D. não há diferença entre a abrangência, o conteúdo e as licenças decorrentes dos dois estudos.
  • E. na maioria das situações, são estudos complementares, e é preciso que ambos sejam realizados.
Sua resposta é:

O processo orçamentário no Brasil se desenvolve de forma cíclica, com a participação dos poderes, nas fases de planejamento, apreciação e aprovação, execução, controle e prestação de contas. Embora seja colocado como uma das fases do processo orçamentário, o controle permeia as demais fases do processo. A realização de audiências públicas durante o processo orçamentário e a avaliação do cumprimento das metas previstas no plano plurianual são, respectivamente, exemplos de controle

  • A. externo e interno
  • B. externo e social
  • C. interno e externo
  • D. social e externo
  • E. social e interno
Sua resposta é:

O Decreto nº 5.840, de 13/07/2006, institui o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos –– PROEJA. A esse respeito, considere as afirmativas abaixo.

I – O PROEJA abrange cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores e de educação profi ssional técnica de nível médio.

II – O PROEJA pode ter seus cursos e programas articulados ao ensino fundamental, considerando as características da clientela a ser atendida.

III – O PROEJA deverá oferecer seus cursos e programas a partir da construção prévia de projeto pedagógico integrado único.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, apenas
  • B. II, apenas
  • C. III, apenas
  • D. I e II, apenas
  • E. I, II e III
Sua resposta é:

Um executivo de empresa do setor automotivo foi encarregado de liderar um projeto muito importante para a empresa, resultante de um contrato recentemente fechado. Caso seja bem sucedido, o projeto influenciará muito o futuro da organização, uma vez que possibilitará que outros contratos sejam conseguidos pela empresa. Para realizar o projeto, o executivo decidiu utilizar o estilo de liderança autocrática, o qual lhe possibilitará, na condução de sua equipe,

  • A. fixar as diretrizes, sem a participação do grupo, determinando as providências e as técnicas para a execução das tarefas.
  • B. debater com o grupo as diretrizes, estimulando e dando assistência aos seus membros, sempre que necessário.
  • C. dividir o poder de decisão com o grupo, minimizando, assim, sua responsabilidade pelos resultados alcançados.
  • D. delegar as decisões ao grupo, sem exercer qualquer tipo de controle, deixando o grupo à vontade para produzir.
  • E. integrar suas atividades com as dos subordinados, passando a desenvolver comunicações espontâneas, francas e cordiais.
Sua resposta é:

A articulação entre a educação profissional técnica de nível médio, em conformidade com a legislação brasileira vigente, em especial o Decreto nº5.154, de 23/07/2004, da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, pode dar-se de forma

  • A. subsequente, oferecida em uma ou mais instituições de ensino aos maiores de dezoito anos que tenham concluído o ensino fundamental.
  • B. integrada, somente para os que já concluíram o ensino fundamental, estejam matriculados e tenham idade igual ou superior a 16 anos.
  • C. integrada, opcionalmente para os que não concluíram o ensino fundamental e se encontram no mercado de trabalho.
  • D. concomitante, somente oferecida a quem já tenha concluído o ensino fundamental ou esteja cursando o ensino médio.
  • E. concomitante, somente para os que não concluíram o ensino fundamental e tenham mais de dezoito anos de idade.
Sua resposta é:

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.
Sua resposta é:
Questões Concurso CEFET RJ

Matemática Políedros

Ano: 2014 Banca: CESGRANRIO Cargo: Assistente de Alunos

  • A. 2
  • B. 3
  • C. 4
  • D. 5
  • E. 6
Sua resposta é:

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, constitui uma infração administrativa

  • A. deixar a autoridade policial responsável pela apreensão de criança ou adolescente de fazer imediata comunicação à autoridade judiciária competente e à família do apreendido ou à pessoa por ele indicada.
  • B. deixar a autoridade competente, sem justa causa, de ordenar a imediata liberação de criança ou adolescente, tão logo tenha conhecimento da ilegalidade da apreensão.
  • C. divulgar, sem autorização devida, por qualquer meio de comunicação, nome, ato ou documento de procedimento policial, administrativo ou judicial relativo à criança ou adolescente a que se atribua ato infracional.
  • D. privar a criança ou o adolescente de sua liberdade, procedendo à sua apreensão sem estar em flagrante de ato infracional ou inexistindo ordem escrita da autoridade judiciária competente.
  • E. submeter criança ou adolescente sob sua autoridade, guarda ou vigilância a vexame ou a constrangimento.
Sua resposta é: