Geografia Corpo de Bombeiro Militar - AC (CBM/AC)

Geografia Corpo de Bombeiro Militar - AC (CBM/AC)

Pesquise mais Questões Geografia Corpo de Bombeiro Militar - AC (CBM/AC) Utilizando o Filtro abaixo,

Questões Concurso CBM/AC

Geografia Clima e Domínios Morfoclimáticos

Ano: 2006 Banca: CESPE Cargo: Bombeiro Militar / Soldado

A figura acima ilustra um típico mapa de ventos próximos ao solo, que sopram sobre as regiões Sul e Sudeste do Brasil. Na ilustração, as setas indicam a direção do vento no local em que se encontram no mapa e o comprimento da seta é proporcional à velocidade do vento nesse local, ou seja, o mapa mostra um conjunto de vetores velocidade do vento. Considerando esse mapa, assinale a opção correta.

  • A.

    Um incêndio florestal localizado aproximadamente a 29o de latitude Sul (29S) e 54o de longitude Oeste (54W) tenderia a se propagar para o Norte.

  • B.

    Os vetores velocidade do vento fazem uma circulação nítida no sentido horário em torno da região situada na divisa entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

  • C.

    A resultante da soma de todos os vetores velocidade representados sobre o estado de Santa Catarina é um vetor que aponta para Nordeste.

  • D.

    Praticamente não há vento no litoral Sul do estado de São Paulo.

Sua resposta é:
Questões Concurso CBM/AC

Geografia Globalização

Ano: 2006 Banca: CESPE Cargo: Bombeiro Militar / Soldado

O processo de globalização em curso na economia mundial tende a ampliar a importância das relações internacionais e a disputa pela atração geográfica de novos mercados e investimentos. Como conseqüência, amplia a possibilidade da articulação do local com o global, substituindo em parte a relação entre países por uma relação direta entre cada região produtiva e o mercado global. Acerca desse processo de regionalização dos mercados, assinale a opção correta.

  • A.

    O paradigma da globalização abarca o mundo de forma bastante desigual, o que beneficia pequenas empresas locais dos países mais pobres, dando a elas maior capacidade produtiva para gerar lucros e ampliar o capital e o desenvolvimento social.

  • B.

    A instalação da economia globalizada contribui para a recuperação da estabilidade econômica dos países denominados emergentes, como, por exemplo, os países do MERCOSUL, pois proporciona a abertura de suas economias à competitividade internacional.

  • C.

    As empresas multinacionais representam os pólos da economia globalizada e expandem-se geograficamente com o objetivo de promover tanto o desenvolvimento tecnológico e informacional quanto a estabilidade financeira e fiscal dos países em desenvolvimento.

  • D.

    Com a globalização da economia, observa-se, no cenário geopolítico, uma nova regionalização do sistema econômico mundial, representado por grupos de países em blocos econômicos regionais.

Sua resposta é:
Questões Concurso CBM/AC

Geografia Geopolítica

Ano: 2006 Banca: CESPE Cargo: Bombeiro Militar / Soldado

No que tange ao desenvolvimento e à ocupação da Amazônia brasileira, em meio a políticas e posições conflitivas, o maior desafio é definir e implementar um padrão de desenvolvimento capaz de melhorar as condições de vida da população, além de inseri-la na economia nacional e global. Em relação aos processos de desenvolvimento da Amazônia, assinale a opção correta.

  • A.

    A partir de 1990, a construção de grandes obras públicas, os projetos de colonização e os assentamentos agrários provocaram um aumento do fluxo migratório inter-regional em direção ao campo, principalmente para as áreas de modernização da agricultura.

  • B.

    A região Norte tem um papel importante regional como fronteira socioambiental, devido a um modelo de desenvolvimento voltado para suas características internas e para a proteção da biodiversidade e dos povos locais.

  • C.

    Do ponto de vista do projeto geopolítico nacional, a ocupação da Amazônia foi considerada solução para os conflitos agrários decorrentes da modernização da agricultura promovida nas regiões Sul e Sudeste do país.

  • D.

    O perfil do desenvolvimento regional tem sido o modelo urbano-industrial, devido ao aumento das atividades industriais e terciárias, com acelerado crescimento urbano, e ao declínio da participação do setor agropecuário.

Sua resposta é:
Questões Concurso CBM/AC

Geografia Amazonas - AM

Ano: 2006 Banca: CESPE Cargo: Bombeiro Militar / Soldado

Com relação à ocupação nas áreas de florestas da Amazônia, assinale a opção correta.

  • A.

    A expansão agrícola para a produção de grãos nas áreas de florestas deve-se aos elevados ganhos econômicos obtidos em função da elevada precipitação pluviométrica que caracteriza a estação chuvosa na região.

  • B.

    Uma característica evidente da produção de grãos na região é a diminuição do tamanho da área plantada devido à crescente utilização de inovações tecnológicas demandantes de capital para assegurar sustentabilidade e qualidade compatíveis com as exigências internacionais.

  • C.

    Um fato causador de grande impacto sobre as florestas é a queimada, que também contribui para o aumento do efeito estufa, para a alteração microclimática e para o comprometimento do regime hídrico da região.

  • D.

    A Amazônia é uma floresta urbanizada, representando uma forma atual de ocupação do território, que diminui a pressão direta sobre o desflorestamento.

Sua resposta é:
Questões Concurso CBM/AC

Geografia Acre - AC

Ano: 2006 Banca: CESPE Cargo: Bombeiro Militar / Soldado

       O estado do Acre, que se localiza em uma área de transição entre as terras baixas amazônicas e a cordilheira andina, destaca-se por sediar uma grande variedade de ecossistemas, grande riqueza de tipologias vegetais, gradientes topográficos e tipos de solos. Sua vegetação é composta basicamente por floresta tropical aberta e floresta tropical densa. A floresta densa, também conhecida como floresta chuvosa, é caracterizada, sobretudo, por suas grandes árvores, que emergem de um estado arbóreo uniforme, de 25 a 35 metros de altura.

Com referência ao assunto abordado no texto acima, julgue os itens a seguir.

I O estado do Acre apresenta uma vocação estritamente florestal.

II As florestas úmidas existentes no estado do Acre são caracterizadas por sua grande biodiversidade, abrangendo tanto a riqueza de espécies biológicas quanto de ecossistemas.

III A vegetação do estado do Acre apresenta aspecto agressivo devido à abundância de cactáceas e bromélias, arbustos e árvores com espinhos revestindo um solo raso e pedregulhoso.

IV O uso da floresta úmida para agricultura, normalmente envolvendo desmatamento, altera as características da vegetação, dos solos, dos ciclos de nutrientes e a diversidade de espécies.

Estão certos apenas os itens

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I, II e IV.

  • C.

    I, III e IV.

  • D.

    II, III e IV.

Sua resposta é:
Questões Concurso CBM/AC

Geografia Globalização

Ano: 2006 Banca: CESPE Cargo: Bombeiro Militar / Soldado

A partir dos anos 70 do século XX, a percepção dos efeitos globais da questão ambiental surgiu de maneira explosiva e começou a motivar a opinião pública e dos governos. A questão da agressão ao meio ambiente passou a ser, então, um problema global de dimensão não apenas ecológica mas econômica, política e social. No que se refere à degradação do meio ambiente, assinale a opção correta.

  • A.

    No âmbito internacional, a globalização das atividades econômicas tem contribuído para o desenvolvimento sustentável dos ecossistemas, principalmente por meio da difusão e da inovação tecnológicas especialmente voltadas para a exploração da biodiversidade dos biomas.

  • B.

    Apesar de o desenvolvimento sustentável possuir relação direta com as agressões aos ecossistemas locais, pode extrapolar as fronteiras geográficas das nações, provocando efeitos de difícil solução para as nações isoladamente.

  • C.

    Para alcançar o desenvolvimento sustentável, é fundamental a conservação do meio ambiente em detrimento do desenvolvimento populacional e econômico.

  • D.

    A devastação é um dos principais impactos sobre os ecossistemas florestais ricos em biodiversidade, como as florestas equatoriais, e ocorre, basicamente, em conseqüência do crescimento urbano.

Sua resposta é:
Questões Concurso CBM/AC

Geografia Meio Rural

Ano: 2006 Banca: CESPE Cargo: Bombeiro Militar / Soldado

A agricultura vem se modernizando em todo o mundo. A adoção de tecnologias, resultado da pesquisa científica, e a introdução de métodos industriais de gestão da produção estão entre as principais características dessa modernização. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.

  • A.

    A reestruturação produtiva da agropecuária é fortemente integrada à economia urbana, tornando as cidades pontos importantes para a realização do agronegócio globalizado.

  • B.

    A difusão da agricultura moderna e globalizada, no Brasil, tem eliminado as disparidades socioespaciais decorrentes dos padrões tradicionais de produção.

  • C.

    No Brasil, a expansão da tecnologia aplicada à monocultura para exportação tem como objetivo a conservação da biodiversidade, com o desenvolvimento de técnicas apropriadas às condições dos biomas locais.

  • D.

    No Brasil, a modernização da agricultura e o aumento da produção para o agronegócio proporcionam a integração da agricultura de subsistência aos processos globalizados, provocando um aumento da sua participação no total da produção regional do tipo exportação.

Sua resposta é:
Questões Concurso CBM/AC

Geografia Recursos Hídricos

Ano: 2006 Banca: CESPE Cargo: Bombeiro Militar / Soldado

Ciclo hidrológico é o processo permanente de reciclagem das águas do planeta por meio de um ecossistema em que as águas continuamente evaporadas formam uma massa de umidade que se precipita sobre toda a terra. Considerando esse processo, assinale a opção correta.

  • A.

    A reciclagem da água se processa nas altas camadas atmosféricas e está relacionada ao clima e ao regime das chuvas. Por isso a retirada da vegetação não exerce efeito sobre o ciclo hidrológico.

  • B.

    Como a água é um recurso natural renovável encontrado abundantemente em todo o globo terrestre, cobrindo cerca de 71% de sua superfície, a sua escassez relaciona-se à maneira como ela é distribuída entre a população.

  • C.

    O fenômeno da inversão térmica, que estabiliza momentaneamente a circulação de água na atmosfera, em escala local, é causado pela falta de chuvas nas áreas urbanas.

  • D.

    Nas áreas de florestas tropicais, como a Amazônia, estima-se que cerca de metade das chuvas resultem da evapotranspiração, ou seja, da troca de água entre a vegetação da floresta e a atmosfera.

Sua resposta é:
Questões Concurso CBM/AC

Geografia Economia

Ano: 2006 Banca: CESPE Cargo: Bombeiro Militar / Soldado

A elevação dos preços do petróleo reflete a atual crise no Oriente Médio e a estagnação das reservas conhecidas e, também, o aumento do consumo. Essa situação tem gerado o crescente interesse mundial pelas fontes renováveis de energia. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

  • A.

    A transformação da matriz energética mundial deve-se à recente adoção de um modelo de desenvolvimento e de consumo fundamentado em produtos recicláveis obtidos a partir da biodiversidade.

  • B.

    A liderança européia na substituição de combustíveis fósseis por biomassa decorre dos benefícios econômicos e tecnológicos proporcionados pelo protocolo de Kyoto.

  • C.

    O Brasil assumiu a liderança na produção mundial de biodísel, com ótimas possibilidades de desenvolver projetos de geração de bioenergia, pois possui áreas cultiváveis disponíveis e desenvolvimento tecnológico no setor.

  • D.

    Por ser um programa de atração dos pequenos e médios agricultores, propiciando a reorganização da propriedade familiar, o Pró-Álcool contribuiu para a desconcentração fundiária no Brasil.

Sua resposta é: