Questões Concurso Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)

Conhecimentos Técnicos de um determinado CARGO/ÁREA - Aviação / Aeronaves - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007 - ANAC - Especialista em Regulação de Aviação Civil (Área Homologação (HOME))

Com relação aos métodos de avaliação de resistência à fadiga em estruturas aeronáuticas, pode-se afirmar que:

  • A.

    em uma estrutura do tipo "FAIL SAFE", os estudos e análises são conduzidos de modo que se um elemento da estrutura da aeronave falhar, a estrutura restante não suportará a carga atuante até um pouso e nem mesmo até um reparo programado;

  • B.

    em uma estrutura do tipo "SAFE LIFE", os estudos e análises são conduzidos de modo que devem ocorrer muitas falhas não previstas durante toda a vida aprovada da aeronave;

  • C.

    em uma estrutura desenvolvida dentro dos critérios de tolerância ao dano, "DAMAGE TOLERANCE", convive-se com a trinca causada por fadiga até a fratura completa da estrutura;

  • D.

    em uma estrutura do tipo "FAIL SAFE", os estudos e análises são conduzidos de modo que se na estrutura da aeronave falhar um elemento, a estrutura restante suportará a carga atuante até o pouso ou mesmo até um reparo programado;

  • E.

    em uma estrutura do tipo "SAFE LIFE", os estudos e análises são conduzidos de modo que poucas falhas não previstas ocorram durante o início vida aprovada da aeronave e muitas falhas previstas ocorram ao final.

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Psicologia - Psicologia Organizacional - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007 - ANAC - Especialista em Regulação de Aviação Civil

Nos últimos anos, vêm se multiplicando estudos sobre a síndrome de burnout, que atinge muitos profissionais e tem graves conseqüências sobre seu desempenho. A partir do fragmento acima, avalie as afirmativas a seguir:

I- na maioria dos casos, a síndrome de burnout se instala de forma aguda;
II- estudos recentes mostram que a síndrome de burnout é mais comum em profissionais que não têm a possibilidade de contatos interpessoais no trabalho;
III- para Maslach & Jackson, a síndrome de burnout supõe sintomas específicos e compreende dois fatores: a exaustão emocional e sentimento de baixa realização profissional;
IV- o MBI é um instrumento que permite a avaliação da síndrome de burnout em diferentes categorias profissionais.

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    somente a afirmativa I está correta;

  • B.

    somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.

  • C.

    todas as afirmativas estão corretas;

  • D.

    somente a afirmativa III está correta;

  • E.

    somente a afirmativa IV está correta.

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Conhecimentos Técnicos de um determinado CARGO/ÁREA - Aviação / Aeronaves - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007 - ANAC - Especialista em Regulação de Aviação Civil (Área Homologação (HOME))

Observe as afirmativas a seguir, com relação aos Sistemas Anemométricos das aeronaves:

I – Um sistema anemométrico pode estar sujeito a erros de instrumento, erros de retardo de pressão e erros de posição.

II – A velocidade aerodinâmica de uma aeronave é obtida por meio da comparação entre a medida da pressão dinâmica e a medida da pressão estática.

III – A altitude da aeronave é obtida por meio da medida da pressão dinâmica do sistema anemométrico.

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    apenas a afirmativa I está correta;

  • B.

    apenas a afirmativa II está correta;

  • C.

    apenas as afirmativas I e II estão corretas;

  • D.

    apenas as afirmativas II e III estão corretas;

  • E.

    todas as afirmativas estão corretas.

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Psicologia - Psicologia Organizacional - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007 - ANAC - Especialista em Regulação de Aviação Civil

O modelo organizacional tradicional foi moldado no início do século XX para as condições da Era Industrial. As principais características deste modelo eram: comando centralizado, cargos definitivos com atribuições estritamente delimitadas, regras e regulamentos para estabelecer ordem e eficiência, e departamentos funcionais com objetivos específicos. Hoje, na Era da Informação e em tempos de globalização, a estrutura organizacional tem como características: redução dos níveis hierárquicos e descentralização, autocontrole e autodireção do desempenho pelas próprias pessoas, tarefas mais complexas e diferenciadas, cargos mutáveis, trabalho em equipes multifuncionais e autogeridas e interação constante para a busca de eficácia. Chiavenato denomina este modelo atual como:

  • A.

    clássico;

  • B.

    neoclássico;

  • C.

    orgânico;

  • D.

    mecanístico;

  • E.

    burocrático.

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O Sistema Anemométrico de uma aeronave deve ser calibrado antes dos ensaios de desempenho e/ou de qualidade de vôo pelos seguintes motivos:

I - A natureza da atmosfera é capaz de indicar, por meio do sistema anemométrico, os parâmetros de desempenho e de qualidade de vôo das aeronaves.

II - Os indicadores de altitude e de velocidade instalados em uma aeronave podem estar sujeitos a erros.

III - Os dados obtidos nos ensaios serão reduzidos às condições da Atmosfera Padrão para permitir comparação de resultados obtidos em condições atmosféricas diferentes.

IV - O altímetro e o velocímetro podem ser calibrados para eliminar os erros inerentes ao sistema anemométrico.

Estão corretos os motivos:

  • A.

    I e II, apenas;

  • B.

    III e IV, apenas;

  • C.

    I, II e III, apenas;

  • D.

    II, III e IV, apenas;

  • E.

    I, II, III e IV.

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Psicologia - Psicologia Organizacional - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007 - ANAC - Especialista em Regulação de Aviação Civil

Supondo que a administração deva ser pautada por valores que estejam vinculados aos objetivos individuais e organizacionais, Douglas McGregor afirma que há pelo menos quatro variáveis principais que estão implicadas na liderança. A primeira refere-se às características do líder; a segunda é definida pelas atitudes, necessidades e outras características pessoais dos seguidores; a terceira é relacionada às características da organização, tais como sua finalidade, sua estrutura, e a natureza das tarefas a serem realizadas; e, finalmente, a quarta variável mostra que a liderança depende:

  • A.

    do meio social, econômico e político;

  • B.

    da concepção de direção e controle;

  • C.

    da adaptação seletiva;

  • D.

    de pressupostos positivistas;

  • E.

    do contexto ideológico e geopolítico.

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Observe as afirmativas a seguir, em relação ao fenômeno conhecido como "Flutter", em aviação:

I – é um fenômeno aeroelástico estático;

II – é um fenômeno aeroelástico dinâmico;

III –é um caso de ressonância aeroelástica causada pelo acoplamento entre forças aerodinâmicas, elásticas e de inércia, atuantes na superfície de uma aeronave.

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    apenas a afirmativa I está correta;

  • B.

    apenas a afirmativa II está correta;

  • C.

    apenas as afirmativas I e II estão corretas;

  • D.

    apenas as afirmativas II e III estão corretas;

  • E.

    todas as afirmativas estão corretas.

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Com relação aos vôos de certificação em um processo de homologação de tipo de uma aeronave, é correto afirmar que:

  • A.

    os vôos de certificação somente se iniciam quando o projeto está suficientemente maduro e a autoridade certificadora tem informações suficientes de que os vôos podem ser realizados dentro de padrões de segurança de vôo;

  • B.

    os vôos são realizados pelo requerente somente para verificação de desempenho;

  • C.

    os pilotos da autoridade certificadora participam por força de lei de todos os vôos da aeronave;

  • D.

    os vôos de certificação se iniciam assim que o requerente solicita a certificação;

  • E.

    os vôos de certificação podem se iniciar na fase de anteprojeto para testar limites de padrões de segurança de vôo.

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Conhecimentos Técnicos de um determinado CARGO/ÁREA - Aviação / Aeronaves - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007 - ANAC - Especialista em Regulação de Aviação Civil (Área Homologação (HOME))

Observe as afirmativas a seguir, em relação aos ensaios de Desempenho em Vôo:

 I – são ensaios para determinar as velocidades de estol nas diversas configurações de trem e de flap;

 II – são ensaios para se determinar a distância de decolagem em diversas condições;

 III –são ensaios para se determinar o gradiente de subida após a decolagem, em caso de falha de motor em aeronaves multimotores.

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    apenas a afirmativa I está correta;

  • B.

    apenas a afirmativa II está correta;

  • C.

    apenas as afirmativas I e II estão corretas;

  • D.

    apenas as afirmativas II e III estão corretas;

  • E.

    todas as afirmativas estão corretas.

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Observe as afirmativas a seguir, em relação aos ensaios de Qualidade de Vôo:

I - São ensaios para verificar o controle da aeronave nas condições de estol.

II - São ensaios para se determinar as velocidades máximas da aeronave.

III - São ensaios para se avaliar o controle e as forças exercidas nos comandos em condições de derrapagem.

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    apenas as afirmativas I e III estão corretas;

  • B.

    apenas a afirmativa II está correta;

  • C.

    apenas as afirmativas I e II estão corretas;

  • D.

    apenas as afirmativas II e III estão corretas;

  • E.

    todas as afirmativas estão corretas.

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