Questões Concurso Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) (2ª edição)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) (2ª edição)

Acerca de antenas, interferência e propagação eletromagnética em sistemas de comunicações sem fio, julgue os itens que se seguem.

É correto afirmar que, para o uso eficiente do espectro eletromagnético, ao se instalar uma nova estação transmissora de rádio ou televisão, deve-se realizar estudo criterioso das possíveis interferências eletromagnéticas que essa estação possa vir a causar.

Acerca de antenas, interferência e propagação eletromagnética em sistemas de comunicações sem fio, julgue os itens que se seguem.

O nível de suscetibilidade a interferência — que pode ser traduzido em nível de compatibilidade eletromagnética — de equipamentos elétricos e eletrônicos é regulamentado, no Brasil, pela ANATEL.

Se a modulação utilizada pelo sistema hipotético for a 64-QAM, uma razão entre a potência do sinal pela potência do ruído igual a 14 dB, na entrada do demodulador, será suficiente para garantir que a BER na saída do demodulador seja menor que 102.

A vantagem da técnica DQPSK em relação à técnica QPSK é que o receptor não precisa obter uma referência de fase absoluta para poder recuperar os dados transmitidos, o que torna essa técnica particularmente apropriada para comunicações móveis, em que a demodulação diferencial pode reduzir o efeito adverso do desvanecimento.

O propósito da filtragem do tipo cosseno levantado, mencionada acima, é reduzir a largura espectral do sinal modulado sem causar interferência intersimbólica (IIS). Quanto menor for o fator de decaimento (roll-off factor), menor será a largura espectral do sinal modulado, contudo maior precisão será exigida do sincronismo de símbolo no receptor, buscando-se eliminar a IIS.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis