Questões sobre Terapia Ocupacional nas Áreas de Traumato-Ortopedia, Reumatologia, Cardiopulmonar, Neurologia e Neonatologia

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Listagem de Questões sobre Terapia Ocupacional nas Áreas de Traumato-Ortopedia, Reumatologia, Cardiopulmonar, Neurologia e Neonatologia

A respeito das abordagens de tratamento para pacientes após o traumatismo cranioencefálico (TCE), avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.



( ) A estimulação multissensorial, a mobilização precoce no leito e o posicionamento no leito e/ou cadeira de rodas são estratégias de tratamento na fase inicial de reabilitação.


( ) O programa de estimulação multissensorial tem como abordagem básica o fornecimento, de maneira sistematizada e controlada, de estímulos, objetivando a prevenção da perda sensorial, o surgimento de respostas e o direcionamento das mesmas para atividades significativas para a pessoa.


( ) A realização de atividades motoras finas, como escrever e digitar, minimiza as demandas sobre as capacidades cognitivas deficientes (atenção, concentração e memória operacional), sendo associada à redução da ocorrência de agitação após um TCE.

Pessoas que sofreram um acidente vascular cerebral (AVC) podem desenvolver diferentes tipos de incapaci dades, como motoras, sensoriais, intelectuais e/ou psi cossociais.


Quando o terapeuta ocupacional intervém no distúrbio que afeta a execução de gestos e o planejamento motor, ele está tratando do seguinte distúrbio:

Uma criança de 7 anos com paralisia cerebral, nível GMFCS IV, apresenta dificuldades para acessar jogos e atividades em seu tablet devido à espasticidade e à falta de precisão nos movimentos finos. Qual recurso de tecnologia assistiva seria mais indicado para facilitar o acesso e a interação dessa criança com o dispositivo?

Na terapia ocupacional voltada para idosos com demência moderada, a técnica baseada na validação que busca reforçar a comunicação e reduzir comportamentos desafiadores respeitando as emoções subjacentes é:

Na avaliação de criança com deficiência intelectual moderada através do PEDI-CAT (Pediatric Evaluation of Disability Inventory - Computer Adaptive Test), a discrepância significativa entre os escores de "Responsabilidade" e "Mobilidade" associada à preservação do domínio "Social/Cognitivo" sugere primariamente:

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