Questões sobre História, Modelos, Métodos e Práticas da Terapia Ocupacional

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Listagem de Questões sobre História, Modelos, Métodos e Práticas da Terapia Ocupacional

A Psicologia apresenta abordagens centrais e importantíssimas: Psicanálise, Humanismo, Behaviorismo ou Psicologia comportamental, Terapia cognitivo-comportamental. Cada uma delas representa uma teoria própria, com seus modos de compreender o homem e a sociedade. Assim, cada uma delas foi construída por teóricos diferentes e se baseia em técnicas particulares. As psicoterapias podem ser vistas como tentativas de construir experiências que permitirão às pessoas enfrentar a vida de uma forma mais satisfatória e produtiva. Nessa linha de entendimento, tem-se que:
Os terapeutas centrados no cliente utilizam a seguinte técnica:

A Terapia Ocupacional como ciência interdisciplinar e método de tratamento sistematizado nasceu na 2ª metade do século XVIII. (...) Define-se a "Terapia Ocupacional" (TO) como um campo amplo e bastante necessário, envolvendo:
I.O Campo de conhecimento e intervenção em saúde. II.O Campo da Educação onde se pode incluir a esfera social. III.O Campo que reúne tecnologia orientadas para a emancipação e autonomia das pessoas, abrangendo motivos atrelados a diversas problemáticas, tais como: físicas, sensoriais, mentais, psicológicas e/ou sociais, dimensionando-se pelo uso da atividade, que se define como sendo: elemento centralizador e orientador, na construção complexa e contextualizada do processo terapêutico.
Após análise, marque a alternativa CORRETA.

Para os terapeutas ocupacionais, a busca pelo domínio do ambiente é uma condição humana básica. Na teoria da Adaptação Ocupacional, encontram-se hipóteses que estabelecem a relação entre o desempenho ocupacional e a adaptação humana ao longo de toda a vida. Sobre essas hipóteses, analisar os itens abaixo:


I. A competência na ocupação é um processo de adaptação às demandas internas e externas à pessoa.

II. A habituação refere-se ao processo pelo qual as pessoas organizam suas ações em padrões e rotinas. Esses padrões de ação são governados por hábitos e papéis.

III. A disfunção ocorre porque a capacidade de adaptação da pessoa foi desafiada a ponto de as demandas para o desempenho não serem mais atendidas de maneira satisfatória.

IV. A capacidade adaptativa da pessoa pode ser superada por comprometimentos, incapacidades físicas ou emocionais e eventos estressantes da vida.


Está(ão) CORRETO(S):

Em relação ao uso de instrumentos de avaliação em Terapia Ocupacional, assinalar a alternativa CORRETA:

A terapia de integração sensorial (IS) é uma abordagem de tratamento criada pela terapeuta ocupacional Jean Ayres na década de 1950. Já nessa época, chamava a atenção para transtornos sutis no processamento sensorial que pareciam interferir na capacidade de aprendizagem da criança. Sobre essa abordagem, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa CORRETA.


I. É voltada para o tratamento de crianças que apresentam problemas de aprendizagem, comportamento e movimento.

II. A medida que a criança tem oportunidade para receber estímulos sensoriais e lidar com os desafios do ambiente, suas respostas adaptativas se tornam mais complexas e criativas.

III. A teoria de IS considera os “sentidos ocultos”, com o proprioceptivo e o vestibular, que além dos cinco sentidos amplamente conhecidos nos informam sobre velocidade, movimento, posição do corpo no espaço e modulação da força.

IV. Para se levantar a hipótese de que um indivíduo com qualquer tipo de diagnóstico clínico (ex: paralisia cerebral, autismo, etc) apresente um quadro de transtorno do processamento sensorial, é indispensável que esses sentidos ocultos estejam envolvidos.

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