Questões sobre História, Modelos, Métodos e Práticas da Terapia Ocupacional

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre História, Modelos, Métodos e Práticas da Terapia Ocupacional

Aos adultos ou idosos com TEA, alguns aspectos devem ser considerados, principalmente aqueles com déficit de comunicação, podendo-se utilizar métodos diretos e indiretos à avaliação. Sobre essa temática, analise as afirmações a seguir:
I - Os métodos indiretos de avaliação incluem entrevistas e questionários a familiares e cuidadores.
II - No caso dos métodos diretos, podemos observar o indivíduo em seu ambiente natural e real (atentando às suas escolhas e formas de engajamento) ou podemos apresentar situações de teste de preferência, nas quais um ou mais itens ou atividades são avaliados simultânea ou sucessivamente.
III - Na avaliação dos riscos vividos pelo indivíduo adulto ou idoso com TEA, a presença de comportamentos auto e heteroagressivos pode apresentar lesões internas, que devem ser avaliadas pela equipe médica. Esses comportamentos colocam em risco o paciente e familiares e devem ser extensivamente discutidos pela equipe formas de tratamento e gerenciamento.
IV - Déficits nas áreas de comunicação, autocuidado e autopreservação também podem ser críticos e devem ser avaliados para melhor tratamento e gerenciamento dos riscos.
É correto o que se afirma em:

"Todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade" (...) "Todo homem tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidas nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento ou qualquer outra condição." (...) "Todo homem tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal." Essas declarações fazem parte da Constituição de:

O Art. 18-A, do Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei n.º 8.069, de 13 de julho de 1990, diz que a criança e o adolescente têm o direito de ser educados e cuidados sem o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante, como formas de correção, disciplina, educação ou qualquer outro pretexto, pelos pais, pelos integrantes da família ampliada, pelos responsáveis, pelos agentes públicos executores de medidas socioeducativas ou por qualquer pessoa encarregada de cuidar deles, tratá-los, educá-los ou protegê-los (incluído pela Lei n.º 13.010, de 2014). Para fins dessa lei, considera-se: (1) Castigo físico como ação de natureza disciplinar ou punitiva aplicada com o uso da força física sobre a criança ou o adolescente que resulte em sofrimento físico ou lesão; (2) Tratamento cruel ou degradante: conduta ou forma cruel de tratamento em relação à criança ou ao adolescente que humilhe, ameace gravemente ou ridicularize. Caso os pais, os integrantes da família ampliada, os responsáveis, os agentes públicos executores de medidas socioeducativas ou qualquer pessoa encarregada de cuidar de crianças e de adolescentes, utilizarem castigo físico ou tratamento cruel ou degradante como formas de correção, disciplina, educação ou qualquer outro pretexto estarão sujeitos, sem prejuízo de outras sanções cabíveis, às seguintes medidas, que serão aplicadas de acordo com a gravidade do caso:
I - Encaminhamento a programa oficial ou comunitário de proteção à família.
II - Encaminhamento a tratamento psicológico ou psiquiátrico com direta internação compulsória.
III - Encaminhamento a cursos ou programas de orientação.
IV - Obrigação de encaminhar a criança a tratamento especializado.
V - Advertência.
É correto o que se afirma em:

Especialmente a partir da década de 1980, o acúmulo crítico possibilitou o desenvolvimento e a especialização em Terapia Ocupacional Social. As raízes dessa abordagem se encontram ligadas a estudos e práticas desenvolvidas em processos de desinstitucionalização e de incentivo à participação e protagonismo social, por meio dos quais se tornou possível evidenciar um conjunto de contribuições significativas da profissão para a composição de ambientes pautados por ações: 

As escalas ___________ têm sido utilizadas para avaliar o impacto de condições biológicas, como prematuridade e baixo peso, comparando com grupos controle sem a condição, associando com variáveis ambientais, ou com características maternas como ansiedade e para avaliar procedimentos de intervenção junto a bebês muito prematuros. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis