Questões sobre Identificação dos Diversos Equipamentos de um Laboratório, sua Utilização e Conservação

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Identificação dos Diversos Equipamentos de um Laboratório, sua Utilização e Conservação

        Um técnico de laboratório de microbiologia foi encarregado de preparar 1 L de uma solução nutritiva de meio de cultura para o crescimento de bactérias. Para esse volume final, o protocolo recomenda o uso de 20 g de meio em pó dissolvido em água destilada. Após a dissolução, a solução deve ser ajustada ao pH 7,2 com NaOH ou HCl, seguida de esterilização em autoclave a 121 °C por 15 minutos. Além disso, é necessário descontaminar e acondicionar adequadamente as vidrarias utilizadas. Durante o preparo, o técnico adicionou o pó a 900 mL de água, agitou suavemente até a solubilização completa, completou o volume com água até atingir 1 L e utilizou um medidor de pH calibrado para verificar a acidez da solução. Em seguida, ajustou o pH com uma das soluções indicadas até atingir o valor de 7,2. Após o ajuste do pH, ele acondicionou as placas de Petri e os tubos de ensaio em recipientes hermeticamente fechados antes de iniciar o processo de esterilização.

Considerando a situação hipotética precedente, julgue o item subsequente. 


Foi acertada a conduta do técnico de realizar o ajuste de volume para 1 L imediatamente após a solubilização do pó. 

Julgue o item seguinte, relativo à espectrofotometria e à cromatografia. 
Na cromatografia gasosa, gases e líquidos são usados como fases estacionárias; e sólidos e líquidos, empregados na fase móvel. 

#Questão 1080295 - Técnicas em Laboratório, Identificação dos Diversos Equipamentos de um Laboratório, sua Utilização e Conservação, CESPE / CEBRASPE, 2025, EMBRAPA, Técnico – Área: Laboratório E Campos Experimentais – Subárea: Bioquímica E Biologia Molecular

        Em um laboratório de bioquímica, é necessário preparar uma solução de hidróxido de sódio e uma de ácido clorídrico, ambas com concentração de 0,5 mol/L, em um volume final de 1 L. Para tanto, estão disponíveis todos os equipamentos e a vidraria necessários, bem como água destilada, hidróxido de sódio puro em escamas e uma solução de ácido clorídrico a 5 mol/L, com densidade de 1,19 g/mL.


Tendo a situação hipotética precedente como referência, julgue o item a seguir, considerando que a massa molar do NaOH seja igual a 40 g/mol.


O uso de um balão volumétrico é adequado para o ajuste de volume das soluções em apreço. 

No que se refere a gestão de laboratório, equipamentos e procedimentos laboratoriais, julgue o próximo item. 


Para uma maior vida útil e eficiência de equipamentos como botas, luvas e óculos, eles devem ser corretamente lavados e guardados separadamente das roupas comuns.

Sobre a limpeza de materiais de laboratório, analise as afirmativas abaixo. Marque V (verdadeiro) e F (falso) e, posteriormente, a alternativa correspondente.



[ ] O objetivo da lavagem é, sobretudo, diluir a substância usada nas vidrarias. Depois que o tipo de sujidade for identificado e qual é a substância adequada para fazer sua remoção.


[ ] Vidrarias novas, que ainda não foram utilizadas, não necessitam ser lavadas, pois elas são previamente higienizadas.


[  ] O primeiro passo para lavar vidrarias usadas é aplicar o detergente com pH adequado e, usando uma escova de cepilho, esfregar o material por dentro.


[  ] Para remover resíduos de sujidade, pode-se empregar o banho de imersão que deverá ser feito em alta temperatura e durar até 24 horas.


[  ] Ao término do processo de lavagem, manchas brancas nas paredes internas do vidro são indicativos de que o material não está totalmente limpo e precisa ser lavado novamente.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis