Questões sobre NR 07 - Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre NR 07 - Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional

Considere que o centro de processamento de dados de determinada universidade tenha sido objeto frequente de reclamações por parte dos trabalhadores do local em relação aos distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT). De forma a melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores no ambiente, a administração da universidade elaborou um programa de ergonomia. A partir dessa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.

A disponibilização de ginástica laboral aos trabalhadores é obrigatória em locais de processamento de dados.

Entende-se como acidente de qualquer natureza aquele de origem traumática por exposição a agentes exógenos (físicos, químicos ou biológicos) que acarrete lesão corporal ou perturbação funcional, causando a morte, a perda ou a redução permanente ou temporária da capacidade de laboração. Acerca de acidentes e de doenças ocupacionais, julgue os itens subsequentes.

Se um empregado contrair a gripe influenza A (vírus H1N1) no ambiente de trabalho, nesse caso, para efeito da legislação previdenciária, a doença não se equipara ao acidente do trabalho, já que ela é proveniente de contaminação acidental.

Considerando que a biblioteca de uma universidade tenha recebido diversas reclamações acerca das condições ergonômicas de seus locais de trabalho, julgue os itens de 91 a 95.

Caso um trabalhador do setor de processamento de dados da biblioteca tenha uma DORT, cabe ao empregador comprovar que esta não foi adquirida no trabalho.

A toxicologia avalia as lesões causadas no organismo por toxicantes e investiga os mecanismos envolvidos no processo. Procura identificar e quantificar as substâncias tóxicas presentes nos fluidos biológicos e determinar os níveis toleráveis no organismo. Os complexos eventos envolvidos na intoxicação, desde a exposição do organismo ao agente até o aparecimento de sinais e sintomas, podem ser classificados em 4 fases: exposição, toxicocinética, toxicodinâmica e fase clínica. Em conformidade com esse assunto, julgue os próximos itens.

A via de introdução do agente tóxico no organismo, a concentração do xenobiótico e a susceptibilidade individual devem ser considerados na fase de exposição.

A respeito do programa de controle médico de saúde ocupacional (PCMSO), previsto na norma regulamentadora NR 7, do Ministério do Trabalho e Emprego, julgue os itens subsequentes.

As empresas classificadas, na NR 4, como de grau de risco 3, com até 25 empregados, são desobrigadas de indicar médico coordenador de PCMSO.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis