Questões sobre Criptografia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Criptografia

#Questão 1099083 - Segurança da Informação, Criptografia, IBADE, 2025, UNIVESP, Técnico em Suporte de Microinformática

Qual é a diferença fundamental entre criptografia simétrica e assimétrica, considerando o uso de chaves?

No contexto da proteção de dados sensíveis armazenados em bancos de dados corporativos, qual prática é mais eficiente para garantir confidencialidade e integridade?

Para garantir a técnica de proteger informações confidenciais por meio da codificação de dados, tornando-os ilegíveis para pessoas não autorizadas, são utilizados algoritmos matemáticos e chaves criptográficas, que, em sua essência, podem ser simétricas, assimétricas ou hash.
A esse respeito, associe cada tipo de criptografia abaixo à respectiva definição.
1. Criptografia simétrica 2. Criptografia assimétrica 3. Criptografia hash

( ) É uma técnica que produz uma sequência única de caracteres a partir de um conjunto de dados; usada em sistemas de autenticação e verificação de integridade de arquivos, como na assinatura eletrônica aplicada ao documento original para gerar um código exclusivo que é criptografado com a chave privada do signatário.
( ) É a técnica mais simples de criptografia, que usa uma única chave para criptografar e descriptografar a informação; a chave é compartilhada entre as pessoas autorizadas e, por isso, é importante que ela seja mantida em sigilo; sua principal vantagem é a velocidade, já que a criptografia e a descriptografia são realizadas rapidamente.
( ) É uma técnica mais avançada, pois usa duas chaves diferentes para criptografar e descriptografar a informação; uma das chaves é pública e pode ser compartilhada com qualquer pessoa, enquanto a outra é privada e deve ser mantida em sigilo; é um procedimento com mais segurança, já que a chave privada dificilmente é comprometida.

Assinale a opção que indica a associação correta, na ordem apresentada.

#Questão 1115249 - Segurança da Informação, Criptografia, FGV, 2025, MPU, Analista do Suporte e Infraestrutura

Uma empresa de segurança observou que os pacotes transmitidos começaram a não chegar em seus destinos. Suas mensagens eram cifradas com o RSA e estavam sendo direcionadas para uma outra máquina intrusa. O responsável pela segurança foi informado e conseguiu invadir a máquina do destino dos pacotes e identificou que os pacotes sofriam ataques de temporização, ou seja, tentava identificar a variação de tempo em implementações da exponenciação modular (como no RSA). Para dificultar o ataque, foi utilizada a técnica de multiplicar o texto cifrado por um número aleatório antes de realizar a exponenciação.
Em seu relatório, o responsável pela segurança descreveu a técnica usada como: 

#Questão 1115250 - Segurança da Informação, Criptografia, FGV, 2025, MPU, Analista do Suporte e Infraestrutura

O Departamento de Segurança da Informação implementou um sistema de segurança no Ministério Público da União (MPU) para detectar intrusão e vírus em sua rede local. Eles efetuaram o cálculo da função de hash dos arquivos existentes e guardaram-no de forma segura. Caso houvesse dúvida quanto a algum arquivo malicioso, seu hash seria calculado e comparado com o hash arquivado anteriormente.
A garantia da integridade dos dados para a aplicação de detecção de intrusão e vírus deverá ser conseguida, no mínimo, pela propriedade de resistência:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis