Questões sobre Geral

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Geral

Com relação ao histórico dos modelos adotados na oferta do ensino religioso nas escolas de educação básica no Brasil, estudiosos do assunto distinguem três tipos: o catequético, o teológico e o das ciências da religião. Para caracterizar, distintivamente, os três modelos, esses estudiosos mostram comparativamente os atributos de cada modelo, utilizando-se de uma tabela de oito itens: cosmovisão, contexto político, fonte, método, afinidade, objetivo, responsabilidade e riscos.

A partir das informações do texto acima, julgue os próximos itens, acerca de ensino religioso e teologia.

O risco do modelo teológico é o de uma catequese disfarçada.

Com relação ao histórico dos modelos adotados na oferta do ensino religioso nas escolas de educação básica no Brasil, estudiosos do assunto distinguem três tipos: o catequético, o teológico e o das ciências da religião. Para caracterizar, distintivamente, os três modelos, esses estudiosos mostram comparativamente os atributos de cada modelo, utilizando-se de uma tabela de oito itens: cosmovisão, contexto político, fonte, método, afinidade, objetivo, responsabilidade e riscos.

A partir das informações do texto acima, julgue os próximos itens, acerca de ensino religioso e teologia.

O objetivo do modelo das ciências da religião é a educação do cidadão.

A partir das informações expressas no texto acima e considerando a relação entre o ensino religioso e a participação social e cultural, julgue os itens subsequentes.

Segundo a nova redação da Lei n.º 9.394/1996, o ensino religioso é parte integrante da formação do cidadão.

A partir das informações expressas no texto acima e considerando a relação entre o ensino religioso e a participação social e cultural, julgue os itens subsequentes.

O ensino religioso nas escolas oficiais é previsto em lei, porém em instituições militares é proibida qualquer forma de assistência religiosa confessional.

A partir das informações expressas no texto acima e considerando a relação entre o ensino religioso e a participação social e cultural, julgue os itens subsequentes.

Uma vez que o ensino religioso ganha espaço no meio acadêmico, ou seja, se submete ao conhecimento científico, cabe à disciplina questionar, analisar e emitir juízo de valor para cada tradição religiosa ou filosófica em busca da verdade objetiva sobre o conhecimento religioso.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis