Questões sobre Aspectos gerais da Comunicação Oficial

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Listagem de Questões sobre Aspectos gerais da Comunicação Oficial

Para a obtenção de clareza, sugere-se:
I – escolha de expressão ou palavra que não confira duplo sentido ao texto;
II – buscar a uniformidade do tempo verbal em todo o texto;
III – usar frases curtas, bem estruturadas; apresentar as orações na ordem direta e evitar intercalações excessivas. Em certas ocasiões, para evitar ambiguidade, sugere-se a adoção da ordem inversa da oração;
IV – explicitar o significado da sigla na primeira referência a ela;
Marque a alternativa correta:

Na coluna da esquerda, estão dispostas partes constitutivas do documento no padrão ofício e, na da direita, sua caracterização. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
1 – Cabeçalho
2 – Endereçamento
3 – Assunto
4 – Fecho para comunicação
( ) Deve dar uma ideia geral do que trata o documento de forma sucinta e destacado em negrito.
( ) Possibilita arrematar o texto, saudar o destinatário e encontra-se alinhado à margem esquerda da página.
( ) Está disposto no topo da primeira página do documento, centralizado na área determinada pela formatação e deve constar o nome do órgão principal.
( ) Alinhado à margem esquerda da página, propicia a informação de quem receberá o expediente e necessita de forma de tratamento adequada para quem o receberá.
Assinale a sequência correta.

Correspondência é um meio de comunicação escrita entre as pessoas, que por ampliação de sentido, passou a designar todo o conjunto de instrumentos de comunicação escrita: bilhetes, cartas, circulares, memorando, ofícios e requerimentos. No que se refere à correspondência comercial, pode-se afirmar como INCORRETO:

_________ são desdobramentos dos incisos, e, estes, por sua vez, são desdobramentos das(os) __________.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as respectivas lacunas acima.

Nos textos de atos normativos, o uso de siglas e acrônimos deve respeitar o seguinte:

I. não utilizar para designar órgãos da administração pública direta.
II. não utilizar para designar ato normativo.
III. usar apenas se consagrado pelo uso geral e não apenas no âmbito de setor da administração pública ou de grupo social específico.
IV. utilizar acompanhado da explicitação de seu significado em todas as menções.

Está correto o contido apenas em: 

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