Questões sobre Patologia, Diagnóstico e Tratamento Radioterápico

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Patologia, Diagnóstico e Tratamento Radioterápico

Uma das situações que precisam ser observadas antes da realização dos exames, principalmente quando há necessidade de administração de contraste, é:

As radiografias da coluna são importantes para diagnósticos de lesões por traumas, uma vez que protegem a estrutura nervosa periférica e também para investigações de patologias como tumores e malformações como a escoliose congênita. A incidência lateral L5-S1 é utilizada no exame da seguinte parte da coluna:

Analise as seguintes assertivas a respeito de Ultrassonografia (US) como método ou ferramenta auxiliar para investigação, avaliação, diagnóstico ou tratamento de patologias diversas:


I. Há indicação de US na suspeita de apendicite, particularmente na investigação de pacientes jovens. Na suspeita de torção de testículo, preferencialmente antes de completar 6h do início dos sintomas, há indicação de avaliação por US Doppler.

II. O uso do Doppler associado à US convencional fornece informações em tempo real sobre a arquitetura vascular e os aspectos hemodinâmicos dos vasos sanguíneos em diversos órgãos.

III. A US é considerada o exame padrão-ouro para a detecção de cálculos biliares.


Quais estão corretas?

De acordo com a classificação de densidade de tecidos na radiografia convencional, assinale a alternativa em que consta a correta ordem CRESCENTE de radiopacidade:

Sobre conceitos de Radiologia, avalie as afirmativas e assinale a alternativa CORRETA:
I. Na radiografia convencional, a gordura é mais radiotransparente que músculos e partes moles. II. Caso haja suspeita de perfuração abdominal, é indicado exame com contraste via oral de Bário. III. O ar é uma substância hipodensa que é representada pela cor preta na Tomografia Computadorizada.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis