Questões sobre Normas de Radioproteção

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Normas de Radioproteção

Faz parte das normas fundamentais do código de ética do técnico de radiologia:

I - O Tecnólogo, Técnico e Auxiliar em Radiologia, deve observar, rigorosa e permanentemente, as normas legais de proteção contra as radiações ionizantes no desempenho de suas as atividades profissionais, para resguardar sua saúde, a do cliente, de seus auxiliares e de seus descendentes.
II - Será de responsabilidade do Tecnólogo ou Técnico em Radiologia, que estiver operando o equipamento emissor de Radiação a isolação do local, a proteção das pessoas nas áreas irradiadas e a utilização dos equipamentos de segurança, em conformidade com as normas de proteção radiológica vigentes no País. 
III - O Tecnólogo, Técnico e Auxiliar em Radiologia é obrigado a exigir dos serviços em que trabalhe todo o equipamento indispensável de proteção radiológica, cumprindo determinações legais e adotando o procedimento descrito no parágrafo único do art. 16 deste Código, podendo, caso persistam, negar-se a executar exames, procedimentos ou tratamentos na falta dos mesmos.

Com relação a monitoração individual dos indivíduos que trabalham com raio-x, não é correto afirmar que:

Julgue se as afirmações abaixo são verdadeiras e em seguida assinale a alternativa CORRETA:

I - A prevenção é o princípio básico de proteção radiológica que estabelece que nenhuma prática ou fonte adscrita a uma prática deve ser autorizada a menos que produza suficiente benefício para o indivíduo exposto ou para a sociedade, de modo a compensar o detrimento que possa ser causado.

II - É proibida a exposição à exames radiológicos para fins empregatícios ou periciais, que não possa ser justificada, exceto quando as informações a serem obtidas possam ser úteis à saúde do indivíduo examinado, ou para melhorar o estado de saúde da população.

III - No emprego das radiações em medicina e odontologia, deve-se dar ênfase à otimização nos projetos e construções de equipamentos e instalações, por possuir uma influência direta na qualidade e segurança da assistência aos pacientes.

As exposições ocupacionais normais de cada indivíduo, decorrentes de todas as práticas com os raios-x para fins diagnósticos e intervencionistas, devem ser controladas de modo que os valores dos limites estabelecidos na Resolução-CNEN n° 12/88 não sejam excedidos. Nas práticas abrangidas por este Regulamento, o controle a dose efetiva média anual não deve exceder:

Dentre os tipos de Equipamento de Proteção Individual para os serviços de radiodiagnóstico, podemos citar, EXCETO:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis