Questões de Raciocínio Lógico da CESPE / CEBRASPE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Raciocínio Lógico da CESPE / CEBRASPE

Uma dedução lógica é uma sequência finita de proposições na qual algumas proposições, denominadas premissas, são supostas verdadeiras, e as demais proposições, chamadas conclusões, são também verdadeiras por consequência das premissas e de conclusões previamente obtidas. Considere as quatro proposições a seguir.

A: Se Abel não mora em Vitória, então Beto mora em Serra.

B: Se Carlos mora em Serra ou em Vila Velha, então Abel mora em Vitória.

C: Se Danilo não mora em Vitória, então Carlos mora em Vila Velha. D: Beto mora em Linhares.

Sabendo que cada um dos rapazes mora em uma cidade diferente, considerando as proposições A, B, C e D como premissas de uma dedução lógica, julgue os itens que se seguem.

Carlos não mora em Vila Velha.

Trabalhando durante 18 dias, 7 horas por dia, um grupo de 25 arquivistas, igualmente eficientes, consegue arquivar 750 documentos. Nesse caso,

se o trabalho for feito por 20 desses arquivistas, durante 30 dias, então, para arquivar 900 documentos, será necessário que cada arquivista trabalhe mais de 6 horas por dia.

Acerca do princípio da contagem, julgue os itens a seguir.

Os prefixos de aeronaves podem ser iniciados por duas letras, seguidas de três letras. Por exemplo, PT-GYK é o prefixo de uma aeronave monomotor do aeroclube de Brasília. Portanto, considerando-se um alfabeto com 26 letras, a quantidade de prefixos de aeronaves que podem ser iniciados por PT é inferior a 13.000.

Ainda com relação ao texto, julgue os seguintes itens.

A proposição A/(¬B)→¬(A/B) é uma tautologia.

Proposições simples são simbolizadas por letras maiúsculas, e as proposições compostas são construídas com o uso de conectivos. Uma proposição composta, da forma AvB, é lida como "A e B" e é avaliada como V quando A e B são ambas V, e, nos demais casos, é F, uma proposição composta, da forma A÷B, é lida como "se A, então B" e é avaliada como F quando A é V e B é F, e, nos demais casos, é V. Uma proposição composta, da forma ¬A, é a negação de A e é V quando A é F, e é F quando A é V. Parênteses podem ser usados para agrupar as proposições e evitar ambigüidades. A partir dessas definições, julgue os itens a seguir. A proposição simbólica (AvB)÷(¬(A÷(¬B))) é sempre julgada como V, independentemente de A e B serem V ou F.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis