Questões de Psiquiatria da COPESE/UFPI

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Psiquiatria da COPESE/UFPI

Entre os critérios clínicos que exige para o diagnóstico clínico do Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), o Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fifth Edition (DSM-5) NÃO preconiza que o paciente:

Na avaliação dos transtornos do sono, é importante o estudo do estagiamento neurofisiológico. Esse estagiamento segue períodos de 30 segundos (denominados de “épocas”). Os indivíduos idosos podem apresentar sono mais superficial, com aumento dos estágios:

O Transtorno Dissociativo de Identidade (TDI) é uma condição complexa e crônica com ruptura na memória autobiográfica e no sentido de ter uma identidade unificada. Epidemiologicamente encontra-se que:

Mulher, 58 anos, empregada doméstica, antecedentes depressivos, encaminhada ao Serviço de Psiquiatria por comportamento alterado, predominando exagerada e particular religiosidade, englobando tópicos como “predestinação de ser santa”, amplificado há 6 meses. Alterou suas vestes, usando apenas roupas brancas, chapéu branco de abas largas. História de síncopes há cerca de 10 anos, não usa álcool nem outras drogas. Apresenta-se vigil, orientada temporoespacialmente e colaborante, com discurso pouco espontâneo, porém calmo e organizado. Eutímica. Descreve experiências recentes de êxtase com sentimentos de bem-aventurança. Apresenta distorção da memória, compatível com déjà vu. Sem aparentes sinais neurológicos focais. Mini Mental Statement Examination, pontuação 30. Diante desse quadro clínico, a melhor conduta individual inicial é:

Mulher, 35 anos, casada, estudante do último semestre de direito, queixa-se ao psiquiatra que ultimamente não faz nada certo. O término do curso a preocupa e come compulsivamente, o que ocasionou o ganho de 10kg em 6 meses. Não consegue manter sono regular à noite e está sempre cansada. Não concentra mais no estudo e tem irritação constante com o esposo, afetando a vida conjugal. Fez acompanhamento com psicólogo mas não lhe agradou a abordagem, abandonando o tratamento. Diante desse quadro clínico, a melhor conduta como monoterapia inicial é o uso de:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis