Questões sobre Psiquiatria Clínica

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Psiquiatria Clínica

Rafael é um adolescente cis branco de 15 anos, solteiro. É trazido à consulta pelo pai por solicitação da escola. O pai relata que há 3 dias Rafael tentou agredir seu colega de turma com um canivete depois que este se recusou a lhe emprestar uma caneta, mas foi impedido por outros colegas. Não é a primeira vez que o comportamento do filho o preocupa: com 13 anos já se envolvia em brigas na escola, chegou a ser suspenso por praticar bullying. Houve também episódios em que mentiu para os amigos para que lhe dessem dinheiro e chegou até mesmo a roubar dinheiro de um colega contra quem praticava bullying. O pai diz que acredita que isso possa ser uma reação de Rafael ao fato da mãe do adolescente ter sido presa por tráfico de drogas quando este tinha 11 anos, mas não sabe mais o que fazer. Quando você pergunta a Rafael o que ele acha que tem acontecido, ele apenas te encara e mantém mutismo aparentemente proposital.
Qual é o diagnóstico mais provável diante do quadro clínico descrito? 

Josué é um adolescente cis branco de 17 anos, solteiro. Vem acompanhado da mãe para consulta de retorno. Josué já está em acompanhamento no ambulatório de psiquiatria há 2 anos, desde que teve sua primeira crise psicótica. Após trocar de medicação diversas vezes, já tendo tentado Quetiapina, Risperidona e Aripiprazol, você e o restante da equipe conseguiram atingir um controle aceitável dos sintomas psicóticos com Olanzapina na dose de 20 mg ao dia, tendo o último ajuste de dose sido há 2 semanas. Josué relata que está feliz de quase não ser mais incomodado pelas vozes, mas a mãe percebeu que ele tem tido dificuldade de caminhar e está com tremores intensos nas mãos. À inspeção, você percebe tremor de extremidades acentuado quando ele move os braços, além de pronunciada rigidez nos movimentos. A marcha também é bastante lentificada. Apesar dessas alterações, o paciente se apresenta vigil e contactante. Dentre as alternativas abaixo, qual seria a abordagem mais adequada nesse cenário?

Tamires é uma mulher cisgênera sino-brasileira, divorciada, de 66 anos, e vem à consulta acompanhada da filha por conta de problemas de memória. A filha relata que Tamires vem apresentando, no último ano, esquecimentos recorrentes, dificuldade de executar tarefas do dia a dia (como cozinhar e ir ao mercado), falta de foco, dificuldade de caminhar e apatia. Nega uso de álcool ou outras drogas, nega uso de medicações. Durante a consulta, você aplica a ferramenta de triagem para demências 10-CS, obtendo uma pontuação de 2/10. Ao exame físico, a paciente apresenta lentificação da marcha e tremores leves em ambas as mãos somente quando as movimenta, sem tremores em outras partes do corpo. Qual das condutas abaixo deve fazer parte da próxima etapa de investigação do quadro?

A integração das Práticas Integrativas e Complementares (PICS) na saúde mental busca proporcionar equilíbrio emocional e bem-estar psíquico por meio de abordagens naturais e holísticas. Qual estratégia representa uma contribuição efetiva dessas práticas no suporte à saúde mental dos pacientes? 

O canabidiol (CBD), um dos principais compostos da planta Cannabis sativa, tem ganhado destaque como uma potencial opção terapêutica em diversas condições psiquiátricas. Com base nas evidências atuais e recomendações clínicas, é correto afirmar sobre o uso do canabidiol na Psiquiatria:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis