8031 Q1050133
Pedagogia Educação Especial - Leis, Tratados e Normas Especiais Legislação da Educação
Ano: 2022
Banca: FGV
No Censo do IBGE de 2010, cerca de 24% da população, isto é, quase 46 milhões de brasileiros, declarou ter algum grau de dificuldade em pelo menos uma das habilidades investigadas (enxergar, ouvir, caminhar ou subir degraus), ou possuir deficiência mental/intelectual.
Observe o gráfico com a porcentagem da população brasileira, por tipo e grau de dificuldade e deficiência.
Imagem associada para resolução da questão


Com base no gráfico, a respeito das políticas de inclusão e educação especial, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) O censo subsidia os programas do governo que promovem a inclusão da pessoa com deficiência, ap...
8032 Q1050132
Pedagogia Educação Especial - Leis, Tratados e Normas Especiais Legislação da Educação
Ano: 2022
Banca: FGV
O Censo Escolar/MEC/INEP é realizado em todas as escolas de educação básica e possibilita acompanhar os indicadores da educação especial, para avaliar a política de inclusão das pessoas com deficiência no Brasil.
Assinale a afirmativa que identifica corretamente indicadores utilizados para esse diagnóstico no âmbito da educação especial. 
8033 Q1050131
Pedagogia Temas Educacionais Pedagógicos Inclusão e Exclusão - diversidade, desigualdade e diferença
Ano: 2022
Banca: FGV
Para a conquista de uma sala de aula inclusiva, é preciso trabalhar com a autonomia e a diversidade, além de abrir mão do desejo de controlar a sala de aula, nos padrões tradicionais. A partir dessa perspectiva, uma professora do Amapá propôs uma mudança radical em sua turma: em virtude de um estudante que necessitava levantar-se durante a aula e movimentar-se pela sala, ela abriu mão da obrigação de seus alunos assistirem à aula sentados.
Diante da dinâmica proposta pela educadora, podemos concluir que o estudante em questão tinha o diagnóstico de 
8034 Q1050130
Pedagogia As Tecnologias da Comunicação e Informação nas Práticas Educativas Tecnologias Educacionais
Ano: 2022
Banca: FGV

Observe a lista de itens que compõem uma Sala de Recursos Multifuncionais.


Imagem associada para resolução da questão


De acordo com a planilha apresentada, as afirmativas a seguir indicam corretamente recursos disponíveis e seus usos, à exceção de uma. Assinale-a. 

8035 Q1050129
Pedagogia Aspectos Psicológicos da Educação Principais Autores Vygotsky e a Teoria Histórico-Cultural + 1
Ano: 2022
Banca: FGV
Em uma escola, Tiago se junta a Clara para jogar pela primeira vez um jogo do tipo quebra-cabeças. Clara é mais velha, já conhece as regras e joga com fluência. Já Tiago enfrenta dificuldades e joga seguindo as instruções da colega e do professor que os acompanha e estimula. Passadas algumas semanas de prática, o professor observa Tiago jogando sozinho e percebe que ele dominou as regras do jogo.
Segundo a teoria da aprendizagem de Lev Vygotsky, o processo que se dá em Tiago, percebido ao final pelo professor, chama-se:
8036 Q1050128
Pedagogia Legislação da Educação Lei nº 9.394 de 1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) e suas alterações
Ano: 2022
Banca: FGV
A respeito das finalidades estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996) para o ensino médio, analise as afirmativas a seguir.

I. Visa o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.
II. Objetiva o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca, consolidando a vida social.
III. Pretende a compreensão dos fundamentos científicotecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.

Está correto o que se afirma em: 
8037 Q1050127
Pedagogia Temas Educacionais Pedagógicos PCN's - Parâmetros Curriculares Nacionais e Temas Transversais
Ano: 2022
Banca: FGV
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) tematizam desafios, funções e atribuições da escola e do ensino.
Com base nos PCNs, uma função da escola corretamente caracterizada é:
8038 Q1050126
Pedagogia As Tecnologias da Comunicação e Informação nas Práticas Educativas Tecnologias Educacionais Mídias, Comunicação e Tecnologias na Educação
Ano: 2022
Banca: FGV
Júlia trabalha, quer fazer curso superior e, por isso, procura uma instituição que oferece modalidades de EaD. Ela monta seus horários e é assistida online por um professor uma vez por semana, mas acaba abandonando o curso após alguns períodos por não conseguir absorver os conteúdos ensinados com tão pouco contato com o professor.
Com base na teoria da distância transacional de Michael Moore, a situação acima mostra que:
8039 Q1050125
Pedagogia A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem Temas Educacionais Pedagógicos
Ano: 2022
Banca: FGV
Uma escola disponibiliza jogos de estratégia para dinamizar as competências cognitivas dos alunos. Pedro enfrenta um adversário computacional. Ao longo das partidas, ele descobre a repetição algorítmica do adversário, organiza alguns arranjos cognitivos eficazes e ganha. Na sequência, testa um nível mais difícil do jogo, no qual a complexidade do adversário aumenta. Nessa nova situação, os recursos estratégicos desenvolvidos no nível anterior deixam de funcionar. Para seguir no jogo, ele precisa recompor seus arranjos cognitivos e superar a nova situação.
A concepção de aprendizagem ilustrada no texto acima é:
8040 Q1050124
Pedagogia Temas Educacionais Pedagógicos Gestão Democrática
Ano: 2022
Banca: FGV
O princípio da gestão democrática do ensino público, estabelecido desde a Constituição da República de 1988, faz parte de um esforço para fomentar a cultura democrática no país. Ele foi ratificado pela Lei nº 9.394/1996 e desdobrado em estratégias no Plano Nacional de Educação (2014-2024).
Uma ação que visa concretizar esse princípio é o(a):