1681 Q1115796
Pedagogia Principais Autores Currículo (Teoria e Prática)
Ano: 2025
Banca: OBJETIVA
Em conformidade com Perrenoud, com relação aos ciclos de aprendizagem, a história do ensino mostra que as sociedades escolarizadas criaram a noção de grau, mas a maioria dos contemporâneos a ignora e dificilmente imagina que se possa construir um sistema escolar sobre outras bases, pelo menos em larga escala. Mesmo que, em pequena escala, algumas escolas alternativas ou experimentais tenham se libertado dessa servidão, a noção de grau permanece a única compartilhada em escala pelo sistema educativo em seu conjunto, a única que parece evidente, a própria expressão do bom senso. Por essa razão, a introdução dos ciclos de aprendizagem, em geral, leva:

I. Na pior das hipóteses, a reinventar, de modo oculto ou informal, classes por graus, assim como se reconstituíram habil...
1682 Q1115795
Pedagogia Temas Educacionais Pedagógicos Aspectos Psicológicos da Educação
Ano: 2025
Banca: OBJETIVA
Como os alunos são diferentes, convém propor-lhes situações de aprendizagem diferentes, não só às vezes, mas sempre que for pertinente. O percurso de formação é a sequência das situações de formação que uma pessoa atravessa e vive. Embora essas situações sejam diferentes, pelo menos em parte, os percursos serão individualizados de fato. Sua individualização é, então, apenas a resultante de escolhas sucessivas que concernem a situações, atividades, tarefas e, portanto, à designação dos alunos a dispositivos e a grupos de trabalho diferentes. Colaborando com os percursos de formação diferenciados, o psicopedagogo atuante na educação formal tem diversas funções, como:

I. Conhecer, avaliar e gerar diagnósticos dos processos de aprendizagem dos alunos.
II. Auxiliar...
1683 Q1115794
Pedagogia Aspectos Psicológicos da Educação
Ano: 2025
Banca: OBJETIVA
Sobre a Psicopedagogia, analisar os itens.

I. Tem como objetivo compreender todo o processo que envolve a aprendizagem, perpassando pelo ensino, bem como todas as dificuldades envolvidas nesse complexo processo.
II. Busca tratar os problemas de aprendizagem do sujeito, fazendo com que ele volte a aprender e que consiga ter vontade e desejo de aprender.
III. Tem princípios que a norteiam, como o princípio da prevenção, do desenvolvimento e da ação social.

Está CORRETO o que se afirma:
1684 Q1115783
Pedagogia Temas Educacionais Pedagógicos
Ano: 2025
Banca: OBJETIVA
A ludicidade é uma perspectiva importante nas práticas pedagógicas de esportes, jogos e atividades rítmicas. Relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

(1) Jogo cooperativo. (2) Atividade rítmica. (3) Esporte coletivo.

( ) Favorece a expressão corporal e o ritmo. ( ) Objetiva o trabalho em equipe e o respeito mútuo. ( ) Estimula habilidades motoras e a interação social.
1685 Q1115781
Pedagogia Legislação da Educação
Ano: 2025
Banca: OBJETIVA
De acordo com a Lei nº 13.005/2014 — Plano Nacional de Educação (PNE), são diretrizes do PNE:

I. Promoção dos princípios do respeito aos direitos humanos, à diversidade e à sustentabilidade socioambiental.
II. Particularização do atendimento escolar.
III. Superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação.
IV. Formação para o trabalho e para a cidadania, com ênfase nos valores morais e éticos em que se fundamenta a sociedade.

Está CORRETO o que se afirma:
1686 Q1115780
Pedagogia Temas Educacionais Pedagógicos
Ano: 2025
Banca: OBJETIVA
Para melhorar as condições da Educação Inclusiva, cabe à escola requerer de sua equipe, em colaboração com os pais e o serviço de apoio ao aluno AEE, o início do processo de preparação para a elaboração de um plano para a inclusão acontecer efetivamente, podendo realizar:

I. Um plano de colaboração, preparando diferentes formas de apoio aos professores, incluindo a participação dos pais das crianças.
II. Desenvolvimento pessoal e novas técnicas de manejo, métodos de trabalho e novas abordagens de ensino.
III. As mudanças necessárias em suas instalações, fornecendo novos equipamentos e materiais de ensino, e até realizar alterações estruturais.
IV. Pensar em conjunto em um currículo de sala de aula, definindo os cursos de ação necessários que per...
1687 Q1115627
Pedagogia Legislação da Educação Normas Constitucionais do Direito à Educação
Ano: 2025
Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)
Uma professora foi questionada pela família de um de seus alunos sobre a razão de determinadas datas comemorativas estarem previstas no calendário letivo. A fim de oferecer uma resposta qualificada, a professora consultou a Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988, e informou-se da seguinte determinação, no parágrafo 2o do art. 215: “A lei disporá sobre a fixação de datas comemorativas                       .”

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
1688 Q1115626
Pedagogia Legislação da Educação Lei nº 9.394 de 1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) e suas alterações
Ano: 2025
Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)
De acordo com o inciso XI do art. 4o da Lei no 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), o que se considera como “requisitos indispensáveis para a efetivação dos direitos e objetivos de aprendizagem e para o desenvolvimento dos indivíduos”?
1689 Q1115624
Pedagogia Normas Educacionais dos Estados
Ano: 2025
Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)
A Meta 2 do Plano Estadual de Educação de São Paulo (Lei no 16.279/2016) objetiva a universalização do Ensino Fundamental de 9 anos para toda a população de 6 a 14 anos, visando garantir que pelo menos 95% dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada até o último ano de vigência do Plano. Entre as estratégias da referida meta, está a previsão de desenvolver formas alternativas de oferta do Ensino Fundamental, garantida a qualidade, para atender aos filhos de
1690 Q1115623
Pedagogia Avaliação Educacional
Ano: 2025
Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)
Ao discutir questões ligadas à avaliação educacional, Soares (in Carvalho et al., 2007) afirma que a comparação de resultados entre escolas semelhantes