Em uma escola de ensino fundamental, em que a proposta de trabalho fundamenta-se na interdisciplinaridade, os professores se reuniram no início do ano para planejar os projetos que norteariam as ações pedagógicas de todo o ano letivo. Como não havia consenso entre os professores sobre a concepção de interdisciplinaridade, a diretora solicitou que cada um esquematizasse o que entendia por interdisciplinaridade.
Assinale a opção correspondente ao esquema que representa corretamente o conceito de interdisciplinaridade.

A partir do texto precedente, assinale a opção correta com relação à leitura e à escrita na educação infantil.

Considerando o texto acima e o planejamento como elemento da prática pedagógica, julgue os itens a seguir.
O plano de ensino deve explicitar a metodologia mais adequada à realidade escolar e sociocultural do aluno.
Analise a tirinha acima e, considerando a interrelação entre a prática pedagógica e as áreas de conhecimento, julgue os seguintes itens.
É de extrema importância a implementação da linguagem digital nas escolas de Educação Infantil, de modo a promover o desenvolvimento integral das crianças com até cinco anos de idade.Na década de 80 do século passado, Yves Chevallard, um matemático francês, levou o conceito de transposição didática para dentro do contexto da matemática. Em suas pesquisas sobre o assunto, Chevallard analisou como o conceito de distância entre objetos se insere na pesquisa em matemática pura e como ele ressurge, de forma modificada, quando o contexto é o ensino de matemática.
Tendo como referência as análises de Chevallard, assinale a opção correta a respeito do conceito de transposição didática.
O uso de material concreto e de aplicativos digitais de apoio em sala de aula, desde que satisfeitas algumas condições, favorece a aprendizagem significativa teorizada por David Ausubel. No entanto, é importante que certas condições indispensáveis sejam obedecidas e que as novas ideias trabalhadas com esses materiais não sejam propostas de forma arbitrária.
A respeito desse assunto, assinale a opção correta acerca das atribuições do professor que visem favorecer a aprendizagem significativa.
Em sala de aula, o professor pode e deve usar instrumentos de avaliação distintos da tradicional prova escrita. Esses instrumentos alternativos podem ser utilizados para desenvolver, além do aspecto cognitivo, outras habilidades relacionadas à matemática.
Com relação a instrumentos de avaliação alternativos, assinale a opção correta.
Considerando a ideia expressa no texto 15A1AAA, assinale a opção que apresenta atividades pedagógicas relativas à aquisição de linguagens nas fases iniciais de aprendizado da língua portuguesa.
Considerando o texto 15A1AAA, assinale a opção correta em relação às atividades pedagógicas orientadas para o desenvolvimento do léxico em língua portuguesa escrita. 
Assinale a opção correta, a partir do texto apresentado.

Tendo a mensagem transmitida pela imagem precedente como referência, julgue os itens a seguir.
Ter didática significa ser empático e abolir a verificação de atingimento dos objetivos e do rendimento das atividades desempenhadas pelos estudantes.
Tendo a mensagem transmitida pela imagem precedente como referência, julgue os itens a seguir.
Ser um bom professor, detentor de boa didática, significa ter amplo domínio do conteúdo das matérias a serem lecionadas, assim como manter-se constantemente bem informado acerca da evolução dos conhecimentos específicos da sua área de formação.As Diretrizes Pedagógicas para a Organização Escolar do 3.º ciclo para as Aprendizagens são um suporte para práticas pedagógicas inovadoras que procuram romper com concepções conservadoras do ensinar, aprender, avaliar e pesquisar. Essas diretrizes embasam-se no entendimento da escola como espaço flexível, democrático e autônomo e propõem um trabalho pedagógico fundado pelos princípios da continuidade, flexibilidade e articulação, que extrapolam a preocupação exclusiva com resultados.
Tendo o texto apresentado como referência inicial, julgue os próximos itens, relativos às diretrizes nele mencionadas.
A progressão continuada, também denominada promoção automática, fundamenta-se na ideia de que os estudantes devem progredir sem lacun...As Diretrizes Pedagógicas para a Organização Escolar do 3.º ciclo para as Aprendizagens são um suporte para práticas pedagógicas inovadoras que procuram romper com concepções conservadoras do ensinar, aprender, avaliar e pesquisar. Essas diretrizes embasam-se no entendimento da escola como espaço flexível, democrático e autônomo e propõem um trabalho pedagógico fundado pelos princípios da continuidade, flexibilidade e articulação, que extrapolam a preocupação exclusiva com resultados.
Tendo o texto apresentado como referência inicial, julgue os próximos itens, relativos às diretrizes nele mencionadas.
A técnica de ensino denominada grupo de verbalização e de observação (GV/GO) consiste em organizar a turma em grupos com seis pessoas...As Diretrizes Pedagógicas para a Organização Escolar do 3.º ciclo para as Aprendizagens são um suporte para práticas pedagógicas inovadoras que procuram romper com concepções conservadoras do ensinar, aprender, avaliar e pesquisar. Essas diretrizes embasam-se no entendimento da escola como espaço flexível, democrático e autônomo e propõem um trabalho pedagógico fundado pelos princípios da continuidade, flexibilidade e articulação, que extrapolam a preocupação exclusiva com resultados.
Tendo o texto apresentado como referência inicial, julgue os próximos itens, relativos às diretrizes nele mencionadas.
As classes de correção da distorção idade-série possibilitam agrupar os estudantes de acordo com suas dificuldades e potencialidades ...Leia atentamente o texto a seguir e responda a qual corrente metodológica o mesmo se refere:
[...] nas escolas, a arte passou a ser entendida como mera proposição de atividades artísticas, muitas vezes desconectadas de um projeto coletivo de educação escolar, e os professores deveriam atender a todas as linguagens artísticas (mesmo aquelas para as quais não se formaram) com um sentido de prática polivalente, descuidando-se de sua capacitação e aprimoramento profissional. Esse quadro estende-se pelas décadas de 80 e 90 do século XX, de tal forma que muitas das escolas brasileiras de ensino médio apresentam práticas reduzidas e quase ausentes de um ensino e aprendizagem em música, artes visuais/plásticas, dança, teatro; enfim, de conhecimento da arte propriamente dita (P...

Considerando o texto 26A2BBB, julgue os itens subsequentes.
O uso de uma letra de música como essa em sala de aula é considerado inadequado, uma vez que o texto descumpre a norma culta da língua portuguesa e incentiva discursos de ódio.
Considerando o texto 26A2BBB, julgue os itens subsequentes.
O texto 26A2BBB mostra-se limitado como recurso pedagógico para aulas de sociologia no ensino médio, uma vez que sua abordagem se reduz a questões de senso comum, sem reflexões a respeito da diversidade e do exercício da cidadania.É perceptível nos dias atuais a necessidade de um maior envolvimento entre as áreas tecnológica e educacional, visto que a relação educação versus tecnologia está presente em quase todos os estudos que analisam o contexto educacional. Educação e políticas de ciências e tecnologia ocupam lugar de centralidade nas decisões políticas pertinentes à qualificação de recursos humanos moldados aos novos padrões de desenvolvimento.
Tendo o fragmento de texto anterior como referência inicial, julgue os próximos itens, relativos à tecnologia e ao seu uso na escola.
A utilização dos recursos tecnológicos exige, além de uma preparação adequada dos professores, um projeto educacional que articule o trabalho do professor ao uso dessas tecnologias, sob pe...É perceptível nos dias atuais a necessidade de um maior envolvimento entre as áreas tecnológica e educacional, visto que a relação educação versus tecnologia está presente em quase todos os estudos que analisam o contexto educacional. Educação e políticas de ciências e tecnologia ocupam lugar de centralidade nas decisões políticas pertinentes à qualificação de recursos humanos moldados aos novos padrões de desenvolvimento.
Tendo o fragmento de texto anterior como referência inicial, julgue os próximos itens, relativos à tecnologia e ao seu uso na escola.
Multimídia é o conjunto de diferentes meios de comunicação (meios digitais, tais como texto, gráfico, imagem, áudio, animação, vídeo) que possibilitam transmitir de alguma forma as informa...
Tendo o texto apresentado como referência inicial e considerando as Diretrizes Pedagógicas para a Organização Escolar e o Currículo em Movimento da Educação Básica, julgue os itens subsecutivos.
Embora seja uma estratégia promotora da aprendizagem democrática e individual, que respeita o ritmo dos estudantes, a avaliação formativa é ineficaz porque se restringe à autoavaliação.
Tendo o texto apresentado como referência inicial e considerando as Diretrizes Pedagógicas para a Organização Escolar e o Currículo em Movimento da Educação Básica, julgue os itens subsecutivos.
A educação emancipatória de que trata o texto pressupõe a compreensão do estudante como sujeito central do processo de ensino, comprometido com a própria aprendizagem e capaz de tomar atitudes éticas, críticas e reflexivas, consoante a perspectiva do protagonismo infantojuvenil.Tendo como base as correntes atuais da avaliação institucional em educação, relacione corretamente as colunas, escrevendo 1 para avaliação para controle e 2 para avaliação como processo para transformação.

A sequência correta, de cima para baixo, é:
Plano de disciplina é um instrumento para sistematizar a ação concreta do professor, a fim de que os objetivos da disciplina sejam atingidos. Atente às seguintes afirmações a respeito dos aspectos fundamentais de um plano de disciplina:
I. Ao planejar a disciplina, o professor sempre deve ter em mente que os conteúdos são os fins para atingir os objetivos.
II. O foco de referência principal para o planejamento da disciplina é o livro didático.
III. A flexibilidade é uma característica de fundamental importância no plano de disciplina.
IV. O plano de disciplina ajuda o professor a selecionar os melhores procedimentos e os recursos para desencadear um ensino mais eficiente.
Está correto o que se afirma somente em
A avaliação escolar tem exigido muito mais do professor, que pouco a pouco vai tomando consciência de sua importância e procura compreendê-la como um processo que imprime dinamismo ao trabalho escolar. Atente ao que se diz sobre alguns instrumentos de avaliação na escola e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.
( ) A observação é um elemento dispensável no processo de avaliação.
( ) A avaliação cooperativa é uma avaliação realizada durante o desenvolvimento, conclusão e apresentação de um trabalho em grupo.
( ) Fichas de observações podem ser usadas na avaliação contínua e permanente.
( ) A autoavaliação não deve ser muito utilizada, pois não apresenta grande valor educativo.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Beiler, Lage e Medeiros (2003), no livro Educação a distância: cartografias pulsantes em movimento, mencionam que, além da diversidade de denominações, estruturas, metodologias, organizações, uso de tecnologias, tamanho das instituições, demandas diferenciadas e projetos, todos os sistemas de educação a distância têm uma série de características comuns.
São características da educação a distância, EXCETO:
Castells (2005) pontua que, no final do século XX, vivenciou-se a transformação da cultura material pelos mecanismos de um novo paradigma tecnológico que se organiza em torno da tecnologia da informação.
Em relação às reflexões desse autor sobre a revolução da tecnologia da informação, é incorreto afirmar que:

Sobre as relações entre política e planejamento, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O Estado, detentor exclusivo do monopólio do dever de educar, deve formular e implementar suas políticas com base na legislação e com o planejamento estratégico.
( ) No setor público, o planejamento é um processo que ocorre no âmbito do Estado e que envolve diretamente a tomada de decisões acerca da utilização do fundo público.
( ) A legislação estabelece direitos, objetivos, diretrizes para a ação do Estado e as políticas públicas são ferramentas para o cumprimento dos dispositivos legais.
( ) No Estado Democrático de Direito, que tem como princípios a ...
Fernandes (2011), ao teorizar sobre a avaliação de programas e projetos educacionais, enfatiza que a avaliação de projetos deve permitir obter informação que permita considerar formas alternativas de resolver um dado problema. Sobre o processo de avaliação de programas educacionais, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Torna mais transparente o seu funcionamento, sua eficácia e eficiência; orienta a eventual necessidade de desenvolvimento de novos programas.
( ) Responde a uma diversidade de questões relativas a problemas existentes ou emergentes.
( ) Contribui para melhorar o programa e as medidas de políticas associadas a ele.
( ) Contribui, tão-somente, para criar dados para as avaliações de larga escala sobre os problem...
Dadas as afirmativas em relação à avaliação da aprendizagem,
I. A avaliação envolve necessariamente uma ação que promova a melhoria da aprendizagem.
II. Na avaliação, o professor assume o papel de investigador, de esclarecedor e de organizador de experiências significativas.
III. A avaliação mediadora confronta os objetivos pretendidos e os alcançados com o objetivo de classificar os estudantes.
verifica-se que está(ão) correta(s)

No contexto da sociedade do conhecimento, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), como instrumentos mediadores das relações entre professores e alunos ou dos alunos entre si para o uso educacional, passaram a ser um suporte fundamental para a instrução, beneficiando um universo cada vez mais amplo de pessoas. Para que essa associação entre as TIC e a educação possibilite enriquecer os processos de ensino e de aprendizagem, é necessário

Como pode ser classificado o tipo de escrita no exemplo da figura?

A frase do aluno revela ao professor um erro comum no processo de alfabetização relacionado à

A utilização da cantiga na alfabetização buscando reconhecer unidades fonológicas é uma prática escolar cujos recursos estão relacionados com a utilização da
Dadas as afirmativas a respeito da matrícula no Ensino Fundamental de 9 (nove) anos,
I. Abrange a população na faixa etária dos 5 (cinco) aos 14 (quatorze) anos de idade.
II. Estende-se, também, a todos os que, na idade própria, não tiveram condições de frequentá-lo.
III. É desenvolvido numa carga horária mínima anual de 800 (oitocentas) horas.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Considerando o diálogo mantido entre professora e aluna, as perguntas da professora tinham a finalidade de: Leia o excerto.

Neste excerto, a autora apresenta um conjunto de ideias que se refere ao paradigma da avaliação

São elementos reconhecidos como imprescindíveis a um plano de aula:
Com rel ação à Andragogia, teoria de Malcolm Knowles, considere:
I. Visa à construção do conhecimento, onde o próprio indivíduo o busca e o constrói de maneira científica e instigante.
II. É um processo onde o aprendiz e o professor estão em uma única pessoa, podendo ser o professor um facilitador do processo educacional. O indivíduo busca o conhecimento, sendo ele responsável em buscar o conteúdo a ser aprendido e a traçar sua própria metodologia.
III. É um processo ensino-aprendizagem dos adultos.
IV. Cabe ao professor somente conduzir o processo selecionando o conteúdo a ser aprendido e a metodologia a ser aplicada, pois cabe à criança e o jovem construí-lo e jamais impor o conteúdo a ser desenvolvido como ainda, algumas escolas ditas tradicionais ...
Com relação à interdisciplinaridade, julgue os itens que se seguem.
I A interdisciplinaridade é o elo entre os profissionais do ensino como forma de reciprocidade, de reflexão mútua e em substituição à concepção fragmentária do conhecimento.
II O professor, na perspectiva interdisciplinar, necessita desenvolver uma ação permeada de criticidade e reflexão perante o aluno, o conhecimento, a realidade e o outro.
III A interdisciplinaridade exige um pensamento lógico, formal e linear.
IV A prática da interdisciplinaridade está inteiramente relacionada à pesquisa.
V O professor, na perspectiva da interdisciplinaridade, não é um mero repassador de conhecimentos, mas é reconstrutor juntamente com seus alunos.
A quantidade de itens cert...
Quem não se lembra dos questionários, muitos usados no ensino de história e geografia, enfatizando a memorização repetitiva e automática? Professores conclamavam os alunos: Não deixem de estudar o questionário que passei. E quando o professor não se adiantava em passar o questionário, os alunos o solicitavam, pois consideravam como uma espécie de garantia de sucesso.
Este processo de memorização
Numa visão linear do processo pedagógico, o planejamento didático é uma sucessão de etapas que começa com a definição dos objetivos do ensino, passa pela definição dos conteúdos e dos métodos, pela execução do planejado e finalmente pela avaliação do estudante. Em forma alternativa de ver o processo pedagógico em sala de aula,
I. a avaliação não figura ao final, mas está justaposta aos próprios objetivos.
II. é preciso que a avaliação classifique os estudantes de acordo com os níveis de aproveitamento previamente estabelecidos.
III. são os objetivos que dão base para a construção da avaliação.
IV. os conteúdos e o nível de domínio destes, projetados pelos objetivos, permitem extrair as situações que possibilitarão ao aluno demonstrar seu desenvolvimen...
A ampliação dos níveis de avaliação para além da sala de aula e da aprendizagem dos estudantes, em especial a avaliação institucional, trouxe novas possibilidades ao desenvolvimento de escolas reflexivas.
Estas ideias apontam para a avaliação institucional da escola como um processo que
Analise as afirmativas correlatas.
I. A interdisciplinaridade é o elo que possibilita o estabelecimento de inúmeras relações das disciplinas com a realidade, num processo recíproco de aprendizagens múltiplas e intermináveis.
ASSIM
II. Professor e aluno deverão estabelecer diferentes interconexões entre a epistemologia dos conhecimentos e o mundo que os cerca, a fim de exercitar cotidianamente seus saberes e as relações entre teoria e prática.
Assinale a alternativa correta.
A respeito da oralidade, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) É uma das formas de o sujeito participar de processos de interação nas situações de comunicação informais ou formais.
( ) A oralidade e a escrita são duas modalidades da língua diferentes, mas dependentes.
( ) Há uma diferença entre as várias situações de uso da fala e da escrita sem acarretar consequências para o ensino e a aprendizagem.
( ) É uma produção sonora que envolve ainda recursos, como gestualidade, movimentos do corpo e mímica, tom e velocidade de voz, dentre outros.
A sequência está correta em
Na sua origem a avaliação serviu como instrumento de poder e de ameaça (...), a avaliação foi e ainda é, na maioria das vezes, considerada como atividade final de processo e não como uma atividade a ser desenvolvida durante o processo.
A avaliação voltada à aprendizagem
Atenção: Para responder às questões de números 47 e 48, considere o texto abaixo.
Em uma proposta metodológica emancipadora, o mapeamento de quem são os alunos, como vivem, quais suas experiências, é essencial para que os educadores possam identificar seus conhecimentos prévios e, desta forma, estabelecer estratégias de confronto entre estes e o conhecimento escolar de forma a problematizá-los e ampliá-los.
Igualmente importante é que o planejamento do trabalho do professor possa considerarAtenção: Para responder às questões de números 47 e 48, considere o texto abaixo.
Em uma proposta metodológica emancipadora, o mapeamento de quem são os alunos, como vivem, quais suas experiências, é essencial para que os educadores possam identificar seus conhecimentos prévios e, desta forma, estabelecer estratégias de confronto entre estes e o conhecimento escolar de forma a problematizá-los e ampliá-los.
No desenvolvimento de programas e projetos educativos baseados na concepção de educação emancipadora, espera-se que o estudante valorize