21 Q680914
Pedagogia
Ano: 2018
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

“André e Pedro são professores de História e estão elaborando o programa curricular das séries para as quais irão lecionar. Enquanto André se dedica a pensar ‘como’ vai ensinar a lista de conteúdos que elencou, Pedro o interrompe a todo momento, propondo que reflitam sobre por que ensinar tal conteúdo e não outro.”

Sobre as possíveis concepções acerca do currículo escolar dos dois professores, analise as afirmativas a seguir.

I. André se aproxima mais das teorias tradicionais do currículo, buscando formas de transmitir os conteúdos tidos como inquestionáveis.

II. Pedro se aproxima mais das teorias críticas e pós-críticas do currículo, que estão preocupadas com as conexões entre saber, identidade e poder.

III. André e Pedro traduzem concepção pró...

22 Q680905
Pedagogia
Ano: 2018
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

“Em uma reunião pedagógica os professores do ensino fundamental estavam elaborando os planejamentos para o ano seguinte. Ao ver que muitos deles se dedicavam a escrever listas de conteúdos, a coordenadora pedagógica propôs que eles trocassem a questão ‘quais conteúdos devemos trabalhar’ para ‘quais competências devemos desenvolver’, ao planejarem.”

Para trabalhar em uma organização curricular por competências, é necessário:

23 Q680801
Pedagogia
Ano: 2018
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

A palavra currículo tem sido também utilizada para indicar efeitos alcançados na escola, que não estão explicitados nos planos e nas propostas, não sendo sempre, por isso, claramente percebidos pela comunidade escolar. Eles envolvem, predominantemente, atitudes e valores transmitidos, subliminarmente, pelas relações sociais e pelas rotinas do cotidiano escolar.

Trata-se do chamado currículo

24 Q680800
Pedagogia
Ano: 2018
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
Em relação à organização curricular, o fato de não se valorizar como prioridades, a pluralidade cultural encontrada em sala de aula
25 Q680788
Pedagogia
Ano: 2018
Banca: Universidade Estadual do Ceará (UECE)
A teoria crítica de currículo, nos anos de 1980, no Brasil, compreende duas vertentes que caracterizam a produção pedagógica brasileira da época, quais sejam:
26 Q680787
Pedagogia
Ano: 2018
Banca: Universidade Estadual do Ceará (UECE)

O currículo escolar é um dos mecanismos que compõem o caminho que nos torna o que somos. Nesse sentido, atente para as seguintes afirmações:

I. O currículo escolar é um campo importante da política cultural, porquanto, é um lugar de circulação das narrativas, além de lugar privilegiado dos processos de subjetivação e da socialização dirigida.

II. O currículo escolar é um instrumento que pode nos contar muitas histórias sobre indivíduos, grupos, sociedades, culturas, tradições, e histórias que relatam como as coisas são ou como deveriam ser.

III. O currículo e seus componentes constituem um conjunto articulado de saberes, regidos por uma determinada ordem, em que estão em luta diferentes visões de mundo.

IV. É intenção curricular a concretizaç...

27 Q680761
Pedagogia
Ano: 2018
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Uma educação emancipatória contribui para estabelecer uma relação dialética entre o currículo e o contexto histórico, social, político e cultural em que esse currículo está inserido. Na visão de Paulo Freire, são elementos de uma educação emancipatória
28 Q680731
Pedagogia
Ano: 2018
Banca: Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Os primeiros jesuítas, quando aqui chegaram, estavam orientados pelo espírito da Contrarreforma, e o projeto educacional que buscaram implantar era fortemente influenciado pela Ratio Studiorum, que expressava um rígido código de conduta, ideias e princípios que deveriam orientar o ensino. Esse modelo jesuíta apresenta, entre suas principais características,
29 Q680730
Pedagogia
Ano: 2018
Banca: MSConcursos
A escola é o ambiente formal dos saberes, do conhecimento, e o aluno está aprendendo a todo momento, adquirindo novos conhecimentos. Tudo o que é ensinado na escola é considerado currículo. Dessa forma, o currículo que não faz parte do oficial, que não é explícito é chamado de currículo:
30 Q680729
Pedagogia
Ano: 2018
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
No que concerne à pedagogia relacionada aos esportes, assinale a opção correta.