Questões sobre Traumatismos Dentários

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Traumatismos Dentários

Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, os elementos dentários que irão substituir os elementos dentários decíduos (1) 74, (2) 55, (3) 64 e (4) 82 na dentição permanente. 

A biópsia é um procedimento de diagnóstico que consiste na remoção de um tecido para exame histopatológico, geralmente sendo necessária uma etapa cirúrgica. A análise microscópica do espécime coletado permite, na maioria dos casos, a obtenção de um diagnóstico definitivo, direcionando a terapêutica e evitando sobretratamentos. A respeito das biópsias, assinale a alternativa incorreta

São considerados traumas dentários todas as transmissões agudas de energia ao dente e às estruturas de sua sustentação, cujos resultados podem ser desde deslocamento dentário ou esmagamento dos tecidos de sustentação até fratura do elemento dental. Os traumas dentários configuram situações agudas frequentes na prática clínica odontológica, que exigem do profissional um atendimento imediato e minucioso. Existem atualmente diferentes sistemas de classificação de lesões dentoalveolares.
“O deslocamento do dente em uma direção diferente da direção axial, sendo acompanhado por cominuição ou fratura da cavidade alveolar” é a definição do trauma, representado corretamente na alternativa:

#Questão 938205 - Odontologia, Traumatismos Dentários, FUNDATEC, 2023, SES-RJ, Residência Multiprofissional - Odontologia

A lesão tecidual da cavidade oral pode ser causada por condições patológicas ou eventos traumáticos, sendo que as lesões traumáticas podem ser causadas por injúrias físicas ou químicas. São injúrias químicas aos tecidos as causadas por, EXCETO:

#Questão 938206 - Odontologia, Traumatismos Dentários, FUNDATEC, 2023, SES-RJ, Residência Multiprofissional - Odontologia

É uma lesão comum da mucosa oral resultante da ruptura de um ducto de glândula salivar e do extravasamento de mucina para dentro dos tecidos moles vizinhos. Geralmente, esse extravasamento é resultante de um trauma local, embora em muitos casos não haja história de trauma associado. De forma contrária aos cistos de ducto salivar, não é um cisto verdadeiro, já que não apresenta revestimento epitelial interno. Geralmente se apresentam como aumento de volumes mucosos arredondados que podem ter seu tamanho variando de 1 a 2 mm a alguns centímetros. São mais comuns em crianças e adultos jovens, talvez pelo fato de indivíduos mais jovens estarem mais propensos a traumas, os quais induzem o extravasamento de mucina. Entretanto, têm sido relatadas em pacientes de todas as idades, desde bebês até adultos mais velhos. A mucina extravasada abaixo da superfície mucosa geralmente confere uma coloração azulada à lesão, embora lesões profundas possam ser normocrômicas. Caracteristicamente, a lesão é flutuante, mas algumas são firmes à palpação. O tempo de evolução relatado para a lesão pode variar de poucos dias a diversos anos; a maioria dos pacientes relata que a lesão está presente há diversos dias ou semanas. Muitos pacientes relatam a história de um aumento de volume recorrente que se rompe periodicamente e libera seu conteúdo fluido. O lábio inferior é o sítio de acometimento mais comum e localizações menos comuns incluem o assoalho da boca, região anterior do ventre da língua, a mucosa jugal, o palato e o trígono retromolar. A lesão descrita é: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis