Questões sobre Odontologia Hospitalar

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Odontologia Hospitalar

O diabetes melito é a principal disfunção endócrina que afeta aproximadamente 7% da população, com outros 2% a 3% de casos não diagnosticados. Em pacientes com idade de 60 anos ou mais, 20,9% de todas as pessoas nessa faixa etária sofrem de diabetes (aproximadamente uma em cinco). Cerca de 20,8 milhões de crianças e adultos sofrem de diabetes e contribuem com 225.000 mortes por ano. A classificação atual do diabetes inclui três categorias clinicas gerais; diabetes tipo 1, diabetes tipo 2, e diabetes gestacional (gravidez) (MISCH, 2008). A respeito do manejo do paciente diabético no consultório odontológico, é correto afirmar que:

A metemoglobinemia é um distúrbio hematológico no qual a hemoglobina é oxidada a metemoglobina, tornando a molécula funcionalmente incapaz de transportar oxigênio. Desenvolvese, assim, um quadro semelhante à cianose, na ausência de anormalidades cardíacas. A metemoglobinemia dificilmente irá desenvolver-se em um paciente odontológico ambulatorial saudável, entretanto, no caso das gestantes, se porventura ocorrer uma injeção intravascular acidental de determinada solução anestésica local, o risco de metemoglobinemia pode ser preocupante para o cirurgião-dentista, não somente em relação à mãe, mas principalmente em relação ao feto. Assinale a alternativa que contém de forma correta o nome da solução anestésica citada. 

Acerca da avaliação do estado de saúde pré-operatório de interesse na odontologia, ao analisar a extensão do histórico médico, do exame físico e da avaliação laboratorial de pacientes que necessitam de cirurgia dentoalveolar ambulatorial, James Hupp e outros autores estabeleceram alguns critérios básicos. Nesse contexto, analise as assertivas abaixo:

I. Um histórico médico preciso é a informação mais útil que um clínico pode ter enquanto decide se um paciente pode passar por um tratamento dentário planejado de modo seguro.
II. O cirurgião-dentista deve estar preparado para prever como um problema médico pode alterar a resposta do paciente em relação aos agentes anestésicos planejados e à cirurgia.
III. Se o histórico for obtido com sucesso, o exame físico e a avaliação laboratorial de um paciente geralmente desempenham papéis secundários na avaliação pré-operatória.
IV. A entrevista para obter o histórico médico e o exame físico deve ser feita de acordo com cada paciente, levando em consideração os problemas clínicos, a idade, o nível de informação, as circunstâncias sociais, a complexidade do procedimento programado e os métodos anestésicos previstos.

Quais estão corretas? 

Observe a imagem, abaixo:


Mordidas de cachorro, na região da cabeça e do pescoço, são motivos mais comuns para atendimentos de emergência, e os pacientes podem ter lesões significativas ao tecido mole e também fraturas do osso subjacente e estruturas dentoalveolares. Sobre as medidas de tratamento nesses casos, considere os itens abaixo:

I- Cobertura antibiótica adequada e controle do tétano são importantes com mordidas de animais. As feridas devem ser cuidadosamente debridadas e irrigadas. A maioria das lacerações e feridas em retalho pode ser fechada primariamente, mas feridas do tipo perfuradas e feridas com excesso de esmagamento do tecido que requerem considerável debridamento devem ser adiadas por vários dias antes do tratamento definitivo;

II- Feridas que tiveram lesão por esmagamento significativo ou cicatrização por segunda intenção podem desenvolver cicatrizes significativas. 3 meses após a lesão, o tecido cicatricial imaturo é irregular, em relevo e arroxeado por causa do aumento da vascularização, colágeno e fibroblastos;

III- Se uma cicatriz cruzar as linhas favoráveis das linhas de tensão que seguem a contração subjacente do músculo na face, a tensão sobre as margens da ferida na pele tenderá a puxar as bordas da ferida separadamente. A técnica operatória pobre é, geralmente, a causa de cicatrizes hipertróficas. O fechamento irregular do ferimento, a falha no fechamento da ferida em camadas e o alívio da tensão, nas margens da ferida, além de impróprio debridamento e preparação da ferida antes do fechamento, resultam em excesso de formação de cicatriz.


Dos itens acima:

#Questão 893886 - Odontologia, Odontologia Hospitalar, CESPE / CEBRASPE, 2020, HUB, Residência Multiprofissional - Odontologia

Considere que um paciente cardiopata, em uso de anticoagulante, necessite realizar tratamento cirúrgico eletivo para exodontia dos dentes 16 e 17. Acerca da condição sistêmica desse paciente e da conduta clínica a ser adotada pelo profissional, julgue o item a seguir.


A interrupção da terapia anticoagulante em pacientes com risco de trombose está sempre indicada para prevenir hemorragias graves, mas deve ser realizada em conjunto entre o médico e o cirurgião dentista.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis