Listagem de Questões sobre Oclusão
Insucessos em dentística restauradora podem estar relacionados à inobservância dos princípios básicos da oclusão. Em relação à oclusão, julgue os seguintes itens.
Se o contato prematuro estiver no dente a ser restaurado e for envolvido pelo preparo, o ajuste oclusal pode ser desnecessário; se não for envolvido pelo preparo, o ajuste oclusal deve ser realizado após a restauração.
O conceito de proteção mútua da oclusão é baseado na premissa de que os dentes devem atuar em grupos especializados, de modo que, em posições cêntricas e excêntricas da mandíbula, certos dentes ou grupos de dentes sejam mais capazes de suportar as cargas e, assim, protejam os outros dentes de forças desfavoráveis.
A máxima intercuspidação habitual (MIH) é uma posição de acomodamento mandibular onde ocorre o maior número de contatos dentários. É variável, mudando de acordo com a idade do paciente e com tratamentos por ele sofridos.
Do ponto de vista clínico-terapêutico, a importância fundamental do uso da relação cêntrica vincula-se ao fato de que é uma posição craniomandibular, que independe de contatos dentários, sendo facilmente reproduzível pelo cirurgião dentista, além de confortável para o paciente.
Nas patologias oclusais, o diagnóstico deve ser completo e preciso. Muitas vezes, é necessário avaliar a oclusão com mais detalhes, quando há suspeita de que a condição oclusal esteja promovendo um trauma oclusal, especialmente quando associado à atividade parafuncional, como bruxismo, ou quando a intercuspidação estiver instável, promovendo desconforto mastigatório, o que sugere uma terapia oclusal. As conduções de procedimentos para o controle ou tratamento das patologias oclusais estão abaixo relacionadas, entre as quais NÃO se inclui:
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}