Questões sobre Microbiologia Bucal

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Microbiologia Bucal

No ambiente de trabalho dos profissionais da Odontologia existem várias vias de propagação de microrganismos responsáveis por infecções cruzadas. Portanto, o conhecimento das medidas corretas de biossegurança são de grande importância para o controle dessas infecções. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.

A clorexidina, germicida do grupo das biguanidas, é mais eficiente contra bactérias Gram-positivas que contra as Gram-negativas.

Acerca do biofilme dental e seu papel na patogênese da doença cárie, julgue os itens seguintes.

A maioria das bactérias da microbiota bucal são acidófilas e são capazes de tolerar condições ácidas por períodos prolongados de tempo.

Criança de 6 anos de idade, por indicação do pediatra, foi levada a consultório odontológico devido à história de ausência de vários dentes decíduos. A história clínica revelou que a criança apresentava alterações de cabelo, unhas e pele, sendo portadora de um tipo de displasia ectodérmica, diagnosticada aos 2 anos de idade. A mãe relatou que a criança tinha pele seca e freqüentes alterações da temperatura corporal. Segundo a mãe, ela tinha hábitos saudáveis de alimentação, com uma dieta balanceada e rica em vegetais e frutas. O exame intrabucal revelou boa higiene bucal, presença de opacidades e lesões de manchas brancas na face vestibular de todos os dentes presentes e lesões cavitadas nos primeiros e segundos molares inferiores decíduos. O exame radiográfico revelou ausência de vários dentes permanentes: incisivos centrais superiores e inferiores, primeiros pré-molares superiores e segundos molares inferiores.

Os incisivos laterais permanentes apresentavam alterações de forma (conóides), e lesões de cárie em dentina foram observadas nos molares inferiores.

Considerando o caso clínico apresentado, julgue os itens que se seguem, no que concerne a diagnóstico, plano de tratamento e etiopatogenia da doença cárie.

A enzima glicosiltransferase é considerada um fator de virulência dos estreptococos do grupo mutans e metaboliza a sacarose em ácido láctico.

Acerca do biofilme dental e seu papel na patogênese da doença cárie, julgue os itens seguintes.

Os estreptococos do grupo Mutans são bactérias gram-negativas e aeróbias estritas.

Acerca do biofilme dental e seu papel na patogênese da doença cárie, julgue os itens seguintes.

A co-agregação bacteriana em um biofilme supragengival refere-se à adesão de colonizadores secundários com resíduos terminais de ácido siálico das glicoproteínas salivares.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis