Questões sobre Geral

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Geral

A respeito dos gessos utilizados no laboratório, temos o seguinte quadro de classificação:

É possível então dizer que:

A função do ácido fosfórico, em relação a aplicação dos adesivos convencionais, é:

Considere as informações abaixo sobre a correta execução de todas as etapas da terapia endodôntica, que vão desde o diagnóstico até sua proservação.

I Para obtenção do diagnóstico, deve-se realizar a avaliação clínica através do exame clínico, anamnese, inspeção dentária, percussão, palpação, sondagem, teste de sensibilidade pulpar, sendo a avaliação radiográfica um recurso dispensável para atingir o diagnóstico preciso.

II O isolamento absoluto do campo operatório é manobra indispensável no tratamento endodôntico. Tem como objetivo a criação de uma barreira garantindo condições assépticas, evita deglutição de instrumentos e protege os tecidos moles da ação de substâncias químicas irritantes, o protocolo preciso e seguro aponta o uso de recursos auxiliares como etil-cianocrilato e barreiras fotopolimerizáveis como Topdam, Gengival barrier e Protetion gengival para vedar o espaço entre dente-lençol-grampo.

III O preparo químico-mecânico tem como objetivo modelagem e sanificação, incidindo diretamente na limpeza e desinfecção. O EDTA (substância quelante) age no aumento da permeabilidade dentinária - túbulos dentinários expostos, remoção do magma e consequentemente aumento na adesividade do material obturador às paredes do canal radicular, além de melhorar a ação das medicações intra-canal no complexo sistema de canais radiculares. Deve ser, portanto, utilizado somente antes da colocação da medicação intracanal.

IV No momento ideal para a obturação do canal radicular, este deve se apresentar, após instrumentação do sistema de canais radiculares, seco, com ausência de mobilidade, assintomático (silêncio clínico), sem odor, sem fístula e sem edema.

Estão corretas as afirmações:

Para compor o diagnóstico, além de observar os sintomas e sinais clínicos, o profissional deve lançar mão do teste térmico para avaliar a vitalidade pulpar e presença de alterações pulpares. Sobre a relação entre o estado da polpa e suas reações frente às variações térmicas, considere as afirmações abaixo.

I A polpa normal apresenta ligeira sensibilidade quando aplicado estímulo térmico, que cessa imediatamente quando este é removido.

II A polpa com inflamação aguda em fase inicial (pulpite irreversível inicial) não apresenta resposta ao frio.

III A polpa com inflamação aguda em fase avançada (pulpite irreversível avançada) pode apresentar alívio da dor pelo frio e aumento da dor pelo calor.

IV A polpa necrosada não responde ao frio e, às vezes, responde dolorosamente ao calor, quando há comprometimento dos tecidos periapicais.

Estão corretas as afirmações:

Em uma criança do sexo masculino, 5 anos de idade, durante a remoção de tecido cariado no elemento dentário 55, ocorre exposição pulpar, ainda permanecendo grande quantidade de dentina cariada em volta da polpa exposta. O paciente relata dor com estímulos pelo frio e quente, havendo evidência radiográfica sugestiva de alteração patológica pulpar. Qual a conduta a ser seguida?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis