Questões sobre Farmacologia na Odontologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Farmacologia na Odontologia

Os bifosfonatos são um grupo de drogas antirreabsortivas administradas por via oral ou intravenosa, divididas em dois grupos: os que contêm nitrogênio e os que não contêm. São amplamente usados para o tratamento de diversos distúrbios ósseos, entre eles: osteoporose, câncer ósseo metastático e doença de paget. Apesar dos benefícios no tratamento destas doenças, numerosos relatos documentam a capacidade dessas medicações em causar lesões locais de osteonecrose dos maxilares principalmente com os bisfosfonatos intravenosos contendo nitrogênio. Marque a alternativa que contém um bifosfonato nitrogenado para ser administrado por via intravenosa.

A droga anestésica, uma molécula híbrida contendo componentes tanto éster quanto amida, e metabolizada tanto no sangue quanto no fígado é a:

O uso de medicamentos faz parte da rotina odontológica, sendo assim, de extrema importância para o profissional. Considere as assertivas e assinale a alternativa correta sobre farmacologia.

I. Mesmo em casos que o paciente pode ser controlado por meios alternativos, devemos optar primeiramente pelos fármacos ansiolíticos.
II. O uso de ansiolíticos no consultório não deve ser descartado em pacientes com insuficiência respiratória grave e apneia do sono.
III. O uso de vasoconstrictores nos anestésicos odontológicos não supera o risco.
IV. A epinefrina (adrenalina) é o vasoconstrictor menos indicado na prática odontológica.

Assinale: 

As técnicas de manejo do comportamento infantil variam de acordo com o critério adotado pelo profissional. Dentre as técnicas não farmacológicas, qual está erroneamente descrita?

O emprego dos antibióticos na clínica odontológica está indicado em duas situações totalmente distintas: no tratamento ou na prevenção das infecções. Hoje, existem evidências científicas suficientes para se afirmar que o uso prolongado de antibióticos não é mais necessário, pois irá interferir no equilíbrio da microbiota bucal e selecionar bactérias resistentes. Atualmente é aceito que a antibioticoterapia, em odontologia, é uma conduta importante apenas quando o paciente apresentar sinais como, EXCETO:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis