2591 Q937889
Nutrição
Ano: 2023
Banca: FUNDEP (Gestão de Concursos)
Paciente do sexo feminino, 78 anos de idade, recebeu alta hospitalar utilizando gastrostomia. No atendimento domiciliar, o nutricionista prescreveu fórmula padrão com fibras, intercalando com fórmula artesanal padronizada pelo município e realizou algumas orientações aos familiares.
Quanto às orientações realizadas pelo nutricionista, assinale a alternativa incorreta.
2592 Q937888
Nutrição
Ano: 2023
Banca: FUNDEP (Gestão de Concursos)
O tratamento da intolerância à lactose (IL) consiste na redução do consumo de lactose até uma quantidade que não provoque sintomas. A maioria dos adultos com IL é capaz de tolerar cerca de ________ lactose sem apresentar sintomas.
Assinale a alternativa que completa corretamente o trecho anterior.
2593 Q937887
Nutrição
Ano: 2023
Banca: FUNDEP (Gestão de Concursos)
Em relação à classificação do aleitamento materno, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando as definições de aleitamento materno às suas respectivas características.
COLUNA I

1. Quando a criança recebe somente leite materno, direto da mama ou ordenhado, ou leite humano de outra fonte, sem outros líquidos ou sólidos, com exceção de gotas ou xaropes contendo vitaminas, sais de reidratação oral, suplementos minerais ou medicamentos.
2. Quando a criança recebe, além do leite materno, água ou bebidas à base de água (água adocicada, chás, infusões), sucos de frutas e fluidos rituais.
3. Quando a criança recebe leite materno (direto da mama ou ordenhado), independentemente de receber ou não outros alimentos.
4. Quando a criança recebe leite materno e...
2594 Q937886
Nutrição
Ano: 2023
Banca: FUNDEP (Gestão de Concursos)
São orientações nutricionais para crianças de três meses em uso de leite de vaca, exceto: 
2595 Q937885
Nutrição Legislação Profissional de Nutrição Resoluções do Conselho Federal de Nutricionistas - CFN
Ano: 2023
Banca: FUNDEP (Gestão de Concursos)
Conforme a Resolução CFN nº 656, de 15 de junho de 2020, na prescrição dietética de suplementos alimentares, o nutricionista não deve:
2596 Q937884
Nutrição Gestão de Qualidade em Nutrição Avaliação da Produção (processos, produção, desperdício e resultados)
Ano: 2023
Banca: FUNDEP (Gestão de Concursos)

Sobre os processos básicos de cocção, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.


( ) A cocção a vapor pode ser realizada sem pressão ou sob pressão.

( ) Os tipos de cocção, em que se emprega calor úmido, são: fervura em fogo lento e fervura em ebulição.

( ) Quando se utilizam os métodos de cocção por calor úmido, pode haver perda por dissolução de componentes hidrossolúveis.

( ) Na fervura em fogo lento, a temperatura não deve ultrapassar 100 ºC.


Assinale a sequência correta....

2597 Q937883
Nutrição Técnica Dietética e Gastronomia Óleos e Gorduras
Ano: 2023
Banca: FUNDEP (Gestão de Concursos)
Entre as gorduras a seguir, a que apresenta maior temperatura até o aparecimento do ponto de fumaça é o 
2598 Q937882
Nutrição Dietoterapia Obesidade e Transtornos Alimentares
Ano: 2023
Banca: FUNDEP (Gestão de Concursos)

Paciente do sexo feminino, internada com quadro de anorexia grave.


Para essa paciente, é recomendado um ganho ponderal semanal de

2599 Q937881
Nutrição Dietoterapia Obesidade e Transtornos Alimentares
Ano: 2023
Banca: FUNDEP (Gestão de Concursos)
Não é um comportamento comum em paciente com anorexia nervosa:  
2600 Q937880
Nutrição Nutrição e Saúde Pública Dietoterapia Nutricionista na Atenção Básica de Saúde + 1
Ano: 2023
Banca: FUNDEP (Gestão de Concursos)
Não é um efeito adverso do comportamento de Pica: