Questões de Meio Ambiente da Instituto Consulplan

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Meio Ambiente da Instituto Consulplan

A finalidade da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) é remover os poluentes dos esgotos, os quais viriam causar uma deterioração da qualidade dos cursos d’água. Um sistema de esgotamento sanitário só pode ser considerado completo se incluir a etapa de tratamento. A ETE pode dispor de alguns dos seguintes itens, ou todos eles: grade; desarenador; sedimentação primária; estabilização aeróbica; filtro biológico ou de percolação; lodos ativados; sedimentação secundária; digestor de lodo; secagem de lodo; desinfecção do efluente. Em tanques de decantação primária ocorre o processo de sedimentação chamado floculenta. Neste processo, as partículas coalescem e floculam durante a sedimentação. As partículas ganham massa e alteram a velocidade de sedimentação. Um esgoto possui concentração de sólidos suspensos de 500 mg/L. Um teste de sedimentação com este esgoto apresentou os resultados mostrados no quadro a seguir:

Imagem associada para resolução da questão




A percentagem (%) de sólidos suspensos removidos em 30 minutos nas três alturas é, respectivamente:

#Questão 936811 - Meio Ambiente, Saneamento Geral, Instituto Consulplan, 2023, FEPAM - RS, Agente Técnico - Técnico em Meio Ambiente

“Método mais empregado para a determinação do oxigênio dissolvido (em concentrações superiores a 0,1 mg/L) em corpos d’água em geral, em águas de abastecimento, em águas residuárias e, inclusive, águas marinhas. O método não se aplica a amostras que contenham interferentes, tais como: sulfito, tiossulfato, cloro livre, hipoclorito etc. A coleta das amostras deve ser realizada com a utilização de equipamentos adequados, que não permitam a aeração da amostra, como batiscafo para a coleta de amostras superficiais ou garrafa de Van Dorn (fluxo vertical ou horizontal) para a coleta em profundidade.” Trata-se de: 

#Questão 936813 - Meio Ambiente, Saneamento Geral, Instituto Consulplan, 2023, FEPAM - RS, Agente Técnico - Técnico em Meio Ambiente

“Controles realizados para avaliar a presença de contaminação em partes específicas dos procedimentos de coleta. Normalmente é utilizada a água deionizada, com comprovada isenção dos compostos que serão avaliados no estudo. A presença de resultados positivos para um analito específico pode indicar que ocorreu contaminação similar nas demais amostras.” As informações se referem ao seguinte tipo de controle: 

#Questão 936814 - Meio Ambiente, Saneamento Geral, Instituto Consulplan, 2023, FEPAM - RS, Agente Técnico - Técnico em Meio Ambiente

“Redução da transparência de uma amostra aquosa devido à presença de material em suspensão. O método utilizado para a leitura deste parâmetro é o nefelométrico – um método secundário, indireto. Baseia-se na determinação da intensidade de luz dispersa pela amostra em um ângulo de 90° em relação à direção da luz incidente, comparada com a intensidade de luz dispersa por uma suspensão-padrão.” As informações se referem a:

#Questão 936812 - Meio Ambiente, Laboratório, Instituto Consulplan, 2023, FEPAM - RS, Agente Técnico - Técnico em Meio Ambiente

Sobre aspectos gerais de trabalhos em campo e em laboratório, analise as afirmativas a seguir.

I. A preservação de amostras com a utilização de reagentes químicos tem provocado inúmeros acidentes. Deve-se evitar a manipulação inadequada e a técnica de pipetar o reagente com auxílio da boca, evitando-se, com isso, queimaduras nas mãos, corpo e pés, ataque ao esmalte dos dentes e ingestão acidental do reagente.
II. A condutividade indica a quantidade de sais presentes na água, fornecendo uma medida indireta da concentração de poluentes e uma indicação das modificações na composic?ão do corpo d’a?gua. Concentrac?o?es acima de 100 ?S/cm (micro Siemens/cm), geralmente indicam ambientes impactados; valores altos podem também indicar características corrosivas da água. Em ambientes salobros, estuarinos e no mar, a expressão do resultado de condutividade é mS/cm (mili Siemens/cm).
III. Nas coletas de água bruta e sedimento, de uma forma geral, recomenda-se que: a coleta de água seja realizada depois da coleta de sedimentos; os últimos frascos a serem preenchidos de água do local devem ser direcionados aos ensaios microbiológicos, biológicos e aos que não podem sofrer aeração; e, a água superficial seja coletada depois da amostra em profundidade.
IV. Os técnicos devem estar treinados para manusear de forma segura os efluentes líquidos compostos de certas substâncias químicas e/ou constituintes infectocontagiosos. Por exemplo, efluentes contendo arsênio e cianeto apresentam toxicidade elevadas, mesmo em baixas concentrações; solventes, em geral, apresentam risco de explosão; muitos compostos químicos podem ser carcinogênicos ou apresentar risco de queimadura; esgotos e resíduos domésticos podem conter micro-organismos patogênicos. Portanto, os técnicos precisam estar preparados para as situações de emergência que podem ocorrer nos locais das amostragens, como as indústrias, as estações de tratamento de esgotos, os aterros sanitários e industriais e as plantas de incineração de resíduos sólidos.
V. A principal vantagem da utilização de recipientes de plástico autoclavável de alta densidade (polietileno, polipropileno, policarbonato etc.) para a coleta e a preservação de amostras é que eles contêm ésteres de ftalato, os quais facilitam a fixação dos parâmetros biológicos para posterior estudo laboratorial – após tratamento UHT.
VI. A amostra para o ensaio de sólidos sedimentáveis (todo material sólido que sedimenta por ação da gravidade em uma amostra aquosa) não requer preservação química e pode ser analisada em campo (ensaio imediato) ou no laboratório em até, no máximo, 24 horas após sua coleta. O método consiste na sedimentação, por ação da gravidade dos sólidos de densidade superior ao da água presentes na amostra.

Está correto que se afirma apenas em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis