O diagnóstico do transtorno depressivo maior é definido pela Associação Americana de Psiquiatria por meio de critérios estabelecidos pelo DSM-IV (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, 4th Ed). Dentre os sintomas que podem estar presentes para o diagnóstico, constam: humor deprimido, perda do interesse ou prazer nas atividades, perda ou ganho ponderal, insônia ou hipersonia, agitação ou atraso psicomotor, fadiga ou perda de energia, sentimentos de culpa excessiva ou inapropriada, diminuição da capacidade de concentração e pensamentos recorrentes de morte. Os dois critérios maiores para este diagnóstico, cuja presença de pelo menos um é obrigatória, são:
Mulher de 52 anos, com diagnóstico de neoplasia avançada do trato digestivo, interna para investigação de quadro de dor abdominal e vômitos. Realizou tomografia de abdome, que teve como principais achados uma tumoração sólida pélvica de 20 cm e hidronefrose acentuada bilateral. Exames laboratoriais revelaram potássio sérico de 6.7 mEq/L, uréia de 150 mg/dL e creatinina de 2.4 mg/dL, e em eletrocardiograma foi observada alteração das ondas T em todas as derivações. A classificação da insuficiência renal aguda (IRA), o principal tratamento e a droga para tratamento imediato da hipercalemia, respectivamente, são:
Valores de referência (séricos): potássio 3.5 a 5.0 mEq/L, uréia 10 a 45 mg/dL, creatinina 0.6 a 1.2 mg/dL.
Sobre os acidentes vasculares encefálicos (AVEs), analise:
I. Podem ter etiologia isquêmica ou hemorrágica; os isquêmicos têm maior prevalência e podem ser causados por fenômenos ateroscleróticos ou tromboembólicos.
II. O diagnóstico diferencial entre as etiologias do AVE é uma prioridade no atendimento dos pacientes com este diagnóstico, sendo realizado fundamentalmente pela tomografia de crânio.
III. Nos casos de AVE associados a crises hipertensivas graves, a redução da pressão arterial para níveis normais também consiste em prioridade e melhora o prognóstico do paciente.
IV. O tratamento trombolítico intravenoso está indicado somente nos casos de etiologia isquêmica e pode ser r...
De acordo com o Manual de Recomendações para o Controle da Tuberculose no Brasil (Ministério da Saúde, 2010), em casos de suspeita clínica e/ou radiológica de tuberculose com baciloscopia repetidamente negativa, o principal exame diagnóstico indicado é
Mulher de 33 anos procura pronto-atendimento por quadro de dor em membro inferior direito há 3 dias. É asmática em uso irregular de corticóide inalatório, tabagista eventual e usuária de anticoncepcional oral há vários anos. Ao exame clínico inicial apresentava-se consciente e orientada, frequência cardíaca de 80 bpm, frequência respiratória de 16 mrpm, pressão arterial de 138 × 86 mmHg, murmúrios vesiculares presentes bilateralmente sem ruídos adventícios, bulhas rítmicas normofonéticas sem sopros, membro inferior direito com edema e empastamento de panturrilha, e dor importante à dorsiflexão do pé.
A principal hipótese diagnóstica e o exame complementar necessário para confirmá-la são
Mulher de 33 anos procura pronto-atendimento por quadro de dor em membro inferior direito há 3 dias. É asmática em uso irregular de corticóide inalatório, tabagista eventual e usuária de anticoncepcional oral há vários anos. Ao exame clínico inicial apresentava-se consciente e orientada, frequência cardíaca de 80 bpm, frequência respiratória de 16 mrpm, pressão arterial de 138 × 86 mmHg, murmúrios vesiculares presentes bilateralmente sem ruídos adventícios, bulhas rítmicas normofonéticas sem sopros, membro inferior direito com edema e empastamento de panturrilha, e dor importante à dorsiflexão do pé.
Enquanto aguardava a realização do exame, a paciente evoluiu com quadro de dispnéia súbita e dor torácica seguida de síncope. Foi removida para sala de e...
Sobre a toxoplasmose, é correto afirmar:
Trata-se de uma bactéria gram-negativa, cujas cepas mais relevantes clinicamente são classificadas em ‘tipo b’ e ‘cepas não-tipáveis’. As cepas do tipo b têm como manifestação mais grave a meningite, podendo causar também epiglotite, celulite e pneumonia em lactentes. As cepas não-tipáveis são uma importante causa de pneumonia bacteriana em adultos e otite média na infância, e podem causar também sinusite, sepse puerperal e bacteriemia neonatal. O texto refere-se à bactéria:
Mulher de 60 anos comparece à consulta em ambulatório de clínica médica referindo que, aproximadamente há um ano, apresenta fraqueza, fatigabilidade fácil, anorexia e perda ponderal (2 kg no período), acompanhados de dor progressiva e deformidade nas mãos, punhos e joelhos. Há algumas semanas vem apresentando piora da dor articular acompanhada de rigidez matinal significativa. Ao exame o médico observa deformidade em ambas as mãos com desvio radial do pulso e desvio ulnar dos dedos.
A principal hipótese diagnóstica é
Na investigação laboratorial das anemias, o marcador sérico que reflete as reservas corporais totais de ferro, mas também constitui um reagente de fase aguda que, na presença de inflamação aguda ou crônica, pode aumentar várias vezes acima dos valores basais é: