Medicina
Medicina Intensiva
Choque e Parada Cardiorrespiratória
Ano:
2023
Banca:
FCM
Leia o caso clínico a seguir. Um paciente de 55 anos, homem, etilista e tabagista, é admitido em um pronto atendimento, com relato de ter apresentado vômitos com conteúdo sanguinolento. Encontra-se confuso, com mucosas pálidas, perfusão lentificada, frequência cardíaca de 120 bpm, pressão arterial de 80/50 mmHg, saturação de oxigênio de 95%. Possui abdome globoso com macicez móvel, telangectasias e ginecomastia. Qual deve ser a conduta terapêutica?
Leia o caso clínico a seguir. Uma paciente de 22 anos procura atendimento médico com quadro de palpitações, sudorese, insônia e fadiga. Ao exame físico, apresenta aumento de volume e dor à palpação da tireoide. O médico suspeita de tireoidite e faz algumas considerações para o diagnóstico etiológico. Está INCORRETO o que se afirma:
Um paciente de 75 anos, diabético, tabagista e hipertenso apresenta um quadro súbito de disfonia, desvio de rima labial e hemiparesia esquerda. Segundo os filhos, o evento durou duas horas completas com resolução total em seis horas. Para estratificação de risco e planejamento terapêutico, os seguintes exames são necessários, EXCETO:
Paciente de 18 anos comparece à consulta médica com queixa de diarreia, com hematoquezia há 2 meses, associada à dor abdominal e perda ponderal. Alega tenesmo. Hb:11mg/dL Hct: 33% PCR: 20 mg/dL VHS: 30mm. A colonoscopia revelou mucosa ulcerada e com processo inflamatório contínuo, desde o reto até o cólon sigmoide. A biopsia mostrou infiltrado inflamatório mucoso e abscesso de criptas, sem agente etiológico específico. A endoscopia digestiva alta e a enterotomografia de abdome encontram-se dentro da normalidade.
Paciente de 45 anos, com queixa de queimação retroesternal e empachamento pós prandial, procura atendimento médico. Relata que os sintomas se iniciaram há 3 meses; associa-os com estresse no trabalho e mudança de hábitos alimentares. Nega febre, emagrecimento, uso de drogas ou etilismo. Nega história familiar de neoplasias. Aos exames, apresenta anemia microcítica e hipocrômica com ferro sérico reduzido, saturação de transferrina baixa e ferritina normal.
A doença arterial coronariana é um quadro clínico no qual o suprimento de sangue para o músculo cardíaco é bloqueado parcial ou completamente. Sobre esse quadro, analise as afirmativas a seguir: I-A doença arterial coronariana é, na maioria das vezes, provocada pelo depósito gradual de colesterol e outras matérias gordurosas na parede de uma artéria coronariana. II-À medida que um ateroma vai obstruindo gradativamente uma artéria coronariana, o fornecimento de sangue rico em oxigênio para o músculo cardíaco (miocárdio) pode se tornar inadequado. III-O fluxo sanguíneo através das artérias coronarianas pode ser aumentado com medicamentos que promovem a contração das artérias coronarianas, estreitando fisicamente as artérias ou pelo desvio dos bloqueios.
Arritmias cardíacas são sequências de batimentos cardíacos irregulares, muito rápidos ou muito lentos, ou que percorrem o coração por vias anormais de condução elétrica. Fonte: https://www.msdmanuals.com/pt/casa/dist%C3%BArbios -do-cora%C3%A7%C3%A3o-e-dos-vasos-sangu%C3%ADneos /arritmias-card%C3%ADacas/considera%C3%A7%C3%B5es-g erais-sobre-arritmias-card%C3%ADacas
Sobre as arritmias cardíacas e suas implicações, é correto afirmar: