2111 Q939988
Medicina Doenças Infecto-Parasitárias
Ano: 2023
Banca: FUNDATEC
Assinale e a alternativa correta sobre hepatite autoimune.
2112 Q939987
Medicina Pediatria e Neonatologia
Ano: 2023
Banca: FUNDATEC
A colestase é uma condição de alta morbimortalidade no período neonatal. Assinale a alternativa que contempla uma doença que cursa com colestase neonatal cuja evolução da doença pode ser controlada com intervenção na dieta do recém-nascido.
2113 Q939986
Medicina Pediatria e Neonatologia
Ano: 2023
Banca: FUNDATEC
Sobre colestase neonatal, assinale a alternativa INCORRETA.
2114 Q939985
Medicina Hepatologia Gastroenterologia Pediatria e Neonatologia
Ano: 2023
Banca: FUNDATEC
A insuficiência hepática aguda (IHA), embora incomum na população, é uma causa importante de mortalidade. Cerca de 12,5% de todos os transplantes de fígado em crianças são realizados para IHA. Sobre IHA em pediatria, assinale a alternativa correta.
2115 Q939984
Medicina Pediatria e Neonatologia
Ano: 2023
Banca: FUNDATEC
Sobre galactosemia, analise as assertivas abaixo:
I. O recém-nascido com galactosemia pode nascer assintomático, mas evolui com icterícia, vômitos, diarreia e não ganha peso.
II. A enzima deficiente na galactosemia clássica é galactose 1 fosfato uridil transferase.
III. A galactosemia é uma doença de herança autossômica dominante.
IV. O tratamento da galactosemia é com fórmulas de aminoácido ou leite materno.
Quais estão corretas? 
2116 Q939983
Medicina Hepatologia Gastroenterologia
Ano: 2023
Banca: FUNDATEC
As doenças de armazenamento de glicogênio (GSD) são uma coleção de distúrbios metabólicos hereditários causada por variantes patogênicas nos genes que codificam proteínas envolvidas no glicogênio síntese, glicogenólise e/ou gliconeogênese. A doença de armazenamento de glicogênio tipo I, também conhecida como doença de von Gierke, é um erro inato do metabolismo dos carboidratos. Sobre essa doença, assinale a alternativa INCORRETA.
2117 Q939982
Medicina Pneumologia Pediatria e Neonatologia
Ano: 2023
Banca: FUNDATEC
Embora a fibrose cística (FC) comumente afete as vias aéreas, aproximadamente 10% a 15% dos pacientes com FC apresentam doença hepática associada à fibrose cística. Sobre a doença hepática associada a fibrose cística, analise as assertivas abaixo:
I. A disfunção do Regulador da Condutância Transmembrana na Fibrose Cística (CFTR) tem um efeito significativo na função dos colangiócitos, causando alteração na composição final da bile.
II. Os danos hepatobiliares presentes na doença hepática da FC vão desde colestase até cirrose biliar focal, que pode evoluir para cirrose multilobular.
III. Independentemente do estágio da doença hepática associada à FC, esses pacientes não apresentam hipertensão portal.
IV. A ultrassonografia desempenha um papel significativo no diagnóstic...
2118 Q939981
Medicina Gastroenterologia Pediatria e Neonatologia
Ano: 2023
Banca: FUNDATEC
A esofagite eosinofílica é definida por sintomas de disfunção esofágica, como vômitos, disfagia ou dificuldades de alimentação. Em relação a um paciente com uma biópsia esofágica demonstrando pelo menos 15 eosinófilos/campo de alta potência na ausência de outras condições associada à eosinofilia esofágica, como doença do refluxo gastroesofágico ou acalasia, analise as assertivas abaixo:
I. As terapias atuais incluem bloqueadores do receptor H2 de histamina, corticosteroides orais como prednisolona, terapia dietética com fórmula de aminoácido ou eliminação alimentar empírica e dilatação endoscópica.
II. Lactentes e crianças menores são mais propensas a apresentar sintomas ou sinais inespecíficos, como déficit de crescimento, dificuldades alimentares e vômitos.
III. Em pacien...
2119 Q939980
Medicina Gastroenterologia
Ano: 2023
Banca: FUNDATEC
Para responder à questão, considere a seguinte situação:
A imagem abaixo, que foi capturada ao nível do terço superior do esôfago durante exame endoscópico, se refere à endoscopia de um paciente de 4 anos, assintomático, que diz ter engolido uma moeda: 



Qual exame anterior à endoscopia poderia ajudar da melhor forma o endoscopista a saber que havia mais de uma moeda no esôfago no paciente?
2120 Q939979
Medicina Gastroenterologia
Ano: 2023
Banca: FUNDATEC
No caso de paciente assintomático, em quanto tempo esses corpos estranhos (moedas) localizados no esôfago devem ser removidos e qual a melhor maneira de fazê-lo?