Questões de Matemática da CESPE

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Questões de Matemática Geometria
Ano: 2017, Banca: CESPE, Concurso: Prefeitura de São Luís - MA, Cargo: Professor de Nível Superior/PNS

Os biscoitos de sal de determinada marca têm a forma de um paralelepípedo retângulo: a base é um quadrado de lados medindo 6 cm; a altura mede 0,25 cm. Os biscoitos são acondicionados em caixas com capacidade para 5.184 cm3.

Nesse caso, a quantidade de biscoitos que podem ser acondicionados em uma dessas caixas é

  • A. superior a 1.500.
  • B. inferior a 100.
  • C. superior a 100 e inferior a 500.
  • D. superior a 500 e inferior a 1.000.
  • E. superior a 1.000 e inferior a 1.500.
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Questões de Matemática Aritmética e Algebra
Ano: 2017, Banca: CESPE, Concurso: Prefeitura de São Luís - MA, Cargo: Professor de Nível Superior/PNS

Na situação apresentada no texto 11A3DDD, se for utilizado o desconto comercial simples, o cliente deverá pagar, à vista, o valor de

  • A. R$ 980.
  • B. R$ 994.
  • C. R$ 998.
  • D. R$ 940.
  • E. R$ 960.
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Questões de Matemática Aritmética e Algebra
Ano: 2017, Banca: CESPE, Concurso: Prefeitura de São Luís - MA, Cargo: Professor de Nível Superior/PNS

Ainda com base na tabela do texto 11A2CCC, o desvio padrão da sequência dos três valores correspondentes à população brasileira nos anos de 2000, 2005 e 2010 é

  • A. superior a 7 milhões e inferior a 9 milhões.
  • B. superior a 9 milhões e inferior a 11 milhões.
  • C. superior a 11 milhões e inferior a 13 milhões.
  • D. superior a 13 milhões.
  • E. inferior a 7 milhões.
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Questões de Matemática Aritmética e Algebra
Ano: 2017, Banca: CESPE, Concurso: Prefeitura de São Luís - MA, Cargo: Professor de Nível Superior/PNS

Se a população do Maranhão crescer a cada quinquênio, a partir de 2010, de acordo com a progressão aritmética dos três valores correspondentes aos anos de 2000, 2005 e 2010 mostrados na tabela do texto 11A2CCC, então a população do Maranhão em 2090 será

  • A. superior a 19,5 milhões.
  • B. inferior a 15 milhões.
  • C. superior a 15 milhões e inferior a 16,5 milhões.
  • D. superior a 16,5 milhões e inferior a 18 milhões.
  • E. superior a 18 milhões e inferior a 19,5 milhões.
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Questões de Matemática Aritmética e Algebra
Ano: 2017, Banca: CESPE, Concurso: Prefeitura de São Luís - MA, Cargo: Professor de Nível Superior/PNS

Com base na tabela do texto 11A2CCC, considerando-se a sequência dos seis valores correspondentes à população de São Luís, infere-se que a mediana desses valores é igual a

  • A. 725.000.
  • B. 775.000.
  • C. 825.000.
  • D. 875.000.
  • E. 700.000.
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Questões de Matemática Aritmética e Algebra
Ano: 2017, Banca: CESPE, Concurso: Prefeitura de São Luís - MA, Cargo: Professor de Nível Superior/PNS

Ainda com referência ao azulejo mostrado no texto 11A2BBB, a área do trapézio ACFE, em cm², é

  • A. superior a 75.
  • B. inferior a 60.
  • C. superior a 60 e inferior a 65.
  • D. superior a 65 e inferior a 70.
  • E. superior a 70 e inferior a 75.
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Questões de Matemática Aritmética e Algebra
Ano: 2017, Banca: CESPE, Concurso: Prefeitura de São Luís - MA, Cargo: Professor de Nível Superior/PNS

No azulejo mostrado no texto 11A2BBB, a tangente do ângulo em C no triângulo BCE é igual a

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.
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Questões de Matemática Aritmética e Algebra
Ano: 2017, Banca: CESPE, Concurso: Prefeitura de São Luís - MA, Cargo: Professor de Nível Superior/PNS

Com base nas informações do texto 11A2AAA, considere que a altura do primeiro degrau seja a1 = 10 cm, e que as alturas dos 7 degraus seguintes, em cm, sejam a2 = a1 + s1, a3 = a1 + s2, þ a8 = a1 + s7, em que s1 = 1, s2 = 1, s3 = 2, ... e s7 são os primeiros 7 termos de uma sequência de Fibonacci. Nesse caso, um indivíduo que estiver sobre a base do 9.º degrau ? b9 ? estará, em relação ao nível da rua, a uma altura

  • A. superior a 100 cm e inferior a 107 cm.
  • B. superior a 107 cm e inferior a 114 cm.
  • C. superior a 114 cm.
  • D. inferior a 93 cm.
  • E. superior a 93 cm e inferior a 100 cm.
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Questões de Matemática Aritmética e Algebra
Ano: 2017, Banca: CESPE, Concurso: Prefeitura de São Luís - MA, Cargo: Professor de Nível Superior/PNS

Na cidade de São Luís, em 2015, havia 142 mil alunos matriculados no ensino fundamental, distribuídos nas escolas estaduais (EE), municipais (EM) e particulares (EP). A diferença entre o número de matriculados nas EM e o número de matriculados nas EP era igual à metade do número de matriculados nas EE. Além disso, o número de matriculados nas EP adicionado ao número de matriculados nas EE excedia o número de matriculados nas EM em 14 mil.

Nessa situação, em 2015, o número de alunos do ensino fundamental matriculados nas EE de São Luís era

  • A. superior a 25 mil e inferior a 40 mil.
  • B. superior a 40 mil e inferior a 55 mil.
  • C. superior a 55 mil.
  • D. inferior a 10 mil.
  • E. superior a 10 mil e inferior a 25 mil.
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Questões de Matemática Aritmética e Algebra
Ano: 2017, Banca: CESPE, Concurso: Prefeitura de São Luís - MA, Cargo: Professor de Nível Superior/PNS

quantidade N de pacotes de arroz distribuídos no primeiro trimestre para as 6 escolas de determinado município é um número de três algarismos que pode ser escrito na forma N = X3Y, em que X e Y são dois algarismos entre 0 e 9. Sabe-se que cada escola recebeu a mesma quantidade de pacotes das demais e o número N é o maior possível que atende às condições descritas.

Nessa situação, a quantidade de pacotes de arroz distribuídos no primeiro trimestre para as 6 escolas do município foi

  • A. superior a 800 e inferior a 900.
  • B. superior a 900.
  • C. inferior a 600.
  • D. superior a 600 e inferior a 700.
  • E. superior a 700 e inferior a 800.
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