Questões sobre História da América Latina

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre História da América Latina

Os homens que lideraram o processo nacional de independência política na América Latina, de uma maneira geral, estavam imbuídos do ideário burguês liberal como justificativa de seus atos. Alguns, penso eu, acreditavam profundamente naquilo que pregavam. Em nome das ideias de liberdade, igualdade jurídica, legitimidade de propriedade privada, dentre outras, fizeram a independência e aceitaram mesmo algumas alterações mais profundas nas relações sociais, porque tiveram que enfrentar situações limites.  (PRADO, 1994. P. 70.)
Além do ideário burguês liberal, que permeou grande parte dos processos de independência da América Latina e a formação de seus Estados Nacionais, podemos destacar como ponto comum desse contexto:

A partir do final do século XVIII, o Sistema Colonial é colocado em xeque, resultando na onda de independências das antigas colônias na América. A influência do Iluminismo e da Revolução Francesa fez com que o lema da “Igualdade, Fraternidade e Liberdade” se espalhasse pelo continente americano, sendo adaptado pelas principais lideranças dos movimentos emancipatórios, em sua maioria, oriundas das elites coloniais.


Assinale a opção que apresente corretamente uma exceção à liderança desses atores sociais. 

Considere o texto abaixo:
A suposição de que a Terra era redonda e a necessidade de comprovação dessa hipótese através de uma viagem, são projetos tipicamente renascentistas. (…) Ao descobrir outras culturas, o homem do Renascimento hierarquizou-as: da civilização à barbárie. Nesse sentido, o humanista constitui-se a partir de uma vontade de domínio e poder sobre todos os povos do mundo.
SILVA, Janice Theodoro da. Descobrimentos e Renascimento. São Paulo, Contexto, 1991. p.56.

Acerca das transformações econômicas, políticas e sociais ocorridas com o desenvolvimento do comércio e da vida urbana, a partir da Expansão Marítima e Comercial Europeia, bem como com o processo de colonização da América, é correto afirmar:

“Assim, os criollos se identificavam como americanos, distintos dos peninsulares e com objetivos políticos diferentes. Em suma, haviam se tornado conscientes do próprio papel de súditos coloniais. Enquanto isso, os membros da elite do país, mesmo que não adotassem as ideias do neo-astecismo e do protomexicanismo, tinham sérias queixas contra o regime imperial, que culminaram com o Decreto de Consolidação de 1804. Pela primeira vez desde as Novas Leis de 1542 a elite tomava consciência de que um ato arbitrário da metrópole poderia ameaçar a própria existência de seus membros.”
BETHEL, Leslie. (Org.) História da América Latina. São Paulo: EDUSP/Fundação Alexandre de Gusmão, Crítica, 1999, p. 79-80.
Considerando o processo de tomada de consciência descrito no excerto, assinale a alternativa que corretamente relaciona uma causa desse processo à sua consequência imediata: 

“Embora as áreas marginais, quer no norte do México, quer no sul da América do Sul, se mostrassem rebeldes à dominação, não obstante persiste o fato de que as regiões povoadas por uma população indígena maior e mais densa caíram sob o domínio espanhol no espaço de uma única geração. Como se pode explicar a extraordinária rapidez desse processo de “conquista”?”
BETHEL, Leslie. (Org.) História da América Latina. São Paulo: EDUSP/Fundação Alexandre de Gusmão, Crítica, 1999. v 1. p. 159.
Tomando por base a conquista do México (Império Asteca) e do Peru (Império Inca), assinale a alternativa que corretamente responde à pergunta do excerto:  

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis