Listagem de Questões de História
Cada vez mais os professores de história entendem a necessidade de integrar o patrimônio histórico a suas aulas. Atualmente, já não é preciso que a escola se situe em uma região com monumentos e museus, pois as mídias e a Internet possibilitam o planejamento de aulas com imagens e documentários que são verdadeiros passeios ao passado.
A projeção de um filme sobre um fato ou época histórica pode substituir uma aula a respeito desse assunto.
A visita a um museu histórico requer reflexão acerca da seleção e das maneiras de exibição do acervo.
A projeção de um documentário histórico é uma escolha mais acertada do que a de um filme de ficção, devido à veracidade do documentário.
A utilização de jogos eletrônicos ambientados historicamente deve ser evitada na medida em que eles distorcem a realidade do passado.
A visita a um monumento histórico garante, por si só, uma aula de história significativa.
Os ostrogodos assentaram-se na Gália e tal fato é identificado pela historiografia nacionalista como a origem da França.
Os lombardos assentaram-se na região do Veneto e tal fato é identificado pela historiografia nacionalista como a origem da Itália.
Os visigodos assentaram-se na Península Ibérica e tal fato é identificado pela historiografia nacionalista como a origem da Espanha.
Os alamanos assentaram-se na Germânia e tal fato é identificado pela historiografia nacionalista como a origem da Alemanha.
Os vândalos assentaram-se no norte da África e tal fato é identificado pela historiografia nacionalista como a origem do Magrebe.
os eslavos pagãos estenderam-se ao longo de toda a Idade Média, a fim de se implantar o cristianismo no norte da Europa.
os mongóis destinavam-se a controlar as rotas de comércio de Bagdá, com interesses puramente econômicos.
os cristãos ortodoxos tinham como objetivo a conversão ao catolicismo de grandes cidades do oriente, como Constantinopla, a fim de se controlar a rota para a Terra Santa.
os hereges, como os cátaros, buscavam garantir a obediência a princípios eclesiásticos e resolver disputas políticas entre o norte e o sul da França.
os muçulmanos restringiram-se à Terra Santa, com o intuito de retomar Jerusalém e o Santo Sepulcro.
Os Cavaleiros Teutônicos eram a ordem militar que defendia os interesses do Sacro Império Romano Germânico em Jerusalém.
As ordens militares tinham caráter religioso, sendo seus cavaleiros pertencentes à aristocracia cristã.
A orientação religiosa dos monges-cavaleiros impedia-os de se envolverem em atividades bélicas, dedicando-se somente à proteção dos peregrinos a Jerusalém.
Os Templários e Hospitalários sustentavam-se graças às doações do papado e à piedade dos cristãos.
O papa exercia forte controle sobre as ordens militares devido ao papel estratégico que elas desempenhavam.
Os navios e as frotas venezianos, construídos no Arsenal, eram exclusivamente destinados ao comércio.
Os mercadores de Veneza não podiam constituir sociedades, estabelecendo laços apenas com a Sereníssima (governo da cidade).
A comuna em Gênova era uma sociedade dedicada a garantir as melhores oportunidades comerciais para a cidade.
As instalações de ultramar eram os territórios conquistados por Gênova, que tentava imitar o Império Romano.
A república de Veneza organizava-se de maneira mais centralizada, de forma a controlar o comércio com maior eficácia.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}