Questões sobre Gestão Estratégica em Serviços de Saúde

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Gestão Estratégica em Serviços de Saúde

O Plano de Contingência Hospitalar Estadual – COVID-19 do Rio Grande do Sul prevê as seguintes condutas, EXCETO uma. Assinale-a.

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações a seguir sobre a judicialização do acesso à saúde.
( ) O Rio Grande do Sul está entre os estados com menor índice de judicialização.
( ) As demandas judiciais não incluem medicamentos constantes no componente básico da assistência farmacêutica.
( ) A ausência de aprovação na Comissão Nacional de Incorporção de Tecnologias no SUS (CONITEC) impede que um medicamento seja judicializado.
( ) A judicialização reduz a iniquidade no acesso à saúde no Brasil.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

Considere as afirmações a seguir sobre indicadores de avaliação de carga de doença.
I - Anos de vida ajustados por incapacidade correspondem ao somatório dos anos de vida perdida com os anos de vida vividos com incapacidade.
II - Anos de vida ajustados por incapacidade correspondem à multiplicação entre os anos de vida perdida e os anos de vida vividos com incapacidade.
III - A esperança de vida corrigida por incapacidade compreende os anos vividos de forma saudável.
Quais estão corretas?

Segundo o Guia de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, 10ª edição, 2021, a vigilância das coberturas vacinais visa a reunir informações para o diagnóstico da situação vacinal, dependente dos objetivos relacionados nas alternativas abaixo, EXCETO em uma. Assinale-a. 

#Questão 896426 - Gestão de Saúde e Administração Hospitalar, Gestão Estratégica em Serviços de Saúde, IADES, 2020, SES/DF, Multiprofissional em Gestão de Políticas Públicas para a Saúde - Enfermagem

   Os recursos financeiros federais administrados pelo Fundo Nacional de Saúde (FNS) destinam-se a financiar as ações e os serviços públicos em saúde das entidades integrantes do Sistema Único de Saúde (SUS). Parte desse recurso é transferido para os estados, o Distrito Federal e os municípios, a fim de que realizem, de forma descentralizada, ações e serviços de saúde. A partir de janeiro de 2018, os recursos do Ministério da Saúde, destinados a despesas com ações e serviços públicos de saúde (...) serão organizados e transferidos na forma dos seguintes blocos de financiamento: Bloco de Custeio das Ações e Serviços Públicos de Saúde; e Bloco de Investimento na Rede de Serviços Públicos de Saúde.

Disponível em: <https://www.conasems.org.br>. Acesso em: 2 dez. 2020, com adaptações.


Com base no texto, no que se refere à gestão de recursos financeiros, julgue o item a seguir.

A obrigatoriedade de divulgação das informações referentes aos recursos do FNS aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios está relacionada tão somente ao Relatório Anual de Gestão produzido pelos estados, pelo Distrito Federal e pelos municípios.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis