Questões sobre Geologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Geologia

Apresentam-se, abaixo, descrições de a) ortogneiss inalterado, b) granitoide inalterado, c) milonito e d) ortogneiss alterado, nas quais é possível identificar estruturas e associações minerais que compõem cada caso.

(a) Ortogneiss inalterado: pórfiro de K-feldspato em matriz félsica, geminação em grade; os K-feldspatos da matriz tendem a apresentar bordas retilíneas, o que indica recristalização; a biotita está alinhada com a foliação.

(b) Granitoide inalterado: cristais dominantes de K-feldspato com textura pertítica e plagioclásio, imersos em matriz de cristais de quartzo intertravados.

(c) Milonito sienítico: pórfiro de K-feldspato pertítico com traços de microfalhas em cujas sombras crescem cristais finos de K-feldspato e muscovita.

(d) Ortogneiss alterado: intemperismo químico intenso de plagioclásios, que passam a sericita e sofrem saussuritização; cristais euédricos de titanita podem ser o resultado de crescimento secundário.

Analise as seguintes afirmativas:

I. Os tipos (c) e (d), que ilustram, respectivamente, os resultados de intem-perismo físico e químico, podem ocorrer abaixo da superfície, pois a profundidade a que as rochas sofrem a ação desses processos externos pode chegar, em função de diversas variáveis, a centenas de metros.

II. O intemperismo químico de ortogneisses leva a paragêneses metamórficas bem definidas, pois a hidratação de feldspatos conduz a argilominerais do grupo da caulinita, enquanto a hidratação da biotita leva à formação de limonita.

III. Ainda que os feldspatos sejam predominantes volumetricamente nas amostras (a) e (b), as micas são mais suscetíveis ao intemperismo quí-mico, pois, nas séries de cristalização fracionada dos silicatos, elas cor-respondem aos minerais de mais alta temperatura.

Está CORRETO o que se afirma em:

Uma coluna estratigráfica simplificada para o Grupo Bambuí compreenderia, da base para o topo:

Julgue os próximos itens, a respeito da Bacia do Araripe, conhecida internacionalmente por hospedar um grande número de fósseis. Os fósseis da Bacia do Araripe estão relacionados com evento transgressivo-regressivo marinho.

Julgue os seguintes itens, acerca de análise da contaminação do solo e de geofísica aplicada a estudos ambientais. A adsorção de contaminantes de hidrocarbonetos em meios porosos aumenta com o acréscimo de matéria orgânica no ambiente.

O projeto de fundações de uma estrutura deve considerar seu desempenho em longo prazo, pois as propriedades dos materiais rochosos se alteram em função do tempo diante de fatores como intemperismo, expansão ou contração decorrente da presença de argilominerais expansíveis, fluência resultante da aplicação de carga por longo intervalo de tempo e fadiga devida à aplicação periódica de carga. Fonte: Wyllie, Duncan C. Foundations on rock. London: E&FN Spon, 1999, p. 83-85 (adaptado).

Sobre o tema, fazem-se as seguintes afirmações:

I. A fluência (creep) depende da composição mineralógica e da estrutura dos materiais rochosos: às mesmas condições, materiais silicáticos de baixa porosidade exibem fluência na forma de microfraturas intra- e intergranulares, enquanto carbonatos se comportam mais plasticamente.

II. A variação volumétrica (swell) em materiais rochosos é apenas observada em resposta a fatores mecânicos, como mudanças nas condições de aplicação de carga e alterações do nível freático que levam à variação da pressão hidrostática em poros ou descontinuidades.

III. A ruptura por fadiga diante da aplicação cíclica de carga - por exemplo, associada à variação volumétrica anual em reservatórios - pode reduzir a resistência mecânica de maciços especialmente quando trabalha em sinergia com outros agentes físico-químicos de degradação das rochas.

É CERTO afirmar que

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis