Questões sobre Saúde Coletiva

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Saúde Coletiva

A atuação do fonoaudiólogo no NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) e na ESF (Equipe de Saúde da Família) deve ser de desenvolver ação clínica direta de seu núcleo, nos atendimentos específicos, visitas domiciliares e grupos terapêuticos. Já no suporte técnico-pedagógico, deve enfatizar a troca entre os profissionais e, consequentemente, as condutas e construções compartilhadas das ações. De acordo com Bezerra et al. (2010), pode ser ação do fonoaudiólogo na VISITA DOMICILIAR: 

Reunião realizada com a representação de vários segmentos sociais, a cada quadriênio, com objetivo de avaliar a situação de saúde e propor diretrizes para a formulação da política de saúde a níveis municipais, estaduais e federais.

“ É a garantia de atenção à saúde por parte do sistema, a todo e qualquer cidadão. A partir dela, o indivíduo passa a ter direito de acesso a todos os serviços públicos de saúde, assim como àqueles contratados pelo poder público.”
A afirmação acima está relacionada com qual doutrina do Sistema Único de Saúde?

Com base nas Diretrizes Gerais para a Atenção Especializada às Pessoas com Deficiência Auditiva no Sistema Único de Saúde, proposto pelo Ministério da Saúde, assinale a alternativa que destaque os critérios de indicação para o uso do Implante Coclear (IC):
I. O IC está indicado para pessoas que apresentam qualquer tipo de perda auditiva, desde que seja a partir de um grau severo.
II. O IC está indicado em casos de perda auditiva neurossensorial de grau severo a profundo.
III. É necessário que a criança tenha acesso à terapia fonoaudiológica com condições adequadas de reabilitação auditiva na região de origem.
IV. Presença de indicadores favoráveis para o desenvolvimento de linguagem oral mensurado por protocolos padronizados.
V. Adolescentes ou adultos com surdez prél-ingual não reabilitados são candidatos ao IC.

A triagem auditiva tem como objetivo a identificação precoce da perda de audição, possibilitando intervenção fonoaudiológica imediata. A triagem auditiva deve fazer parte de um programa de saúde auditiva mais amplo, incluindo prevenção primária, secundária e terciária.
Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, acerca dos níveis de atenção à saúde auditiva e suas respectivas ações.
COLUNA I
1. Prevenção primária 2. Prevenção secundária 3. Prevenção terciária
COLUNA II
( ?) Campanhas de imunização, em especial contra rubéola, meningite e caxumba. ( ?) Identificação de perdas auditivas irreversíveis, tais como as perdas neurossensoriais, nas quais a adaptação de aparelho de amplificação sonora individual ou o implante coclear irão minimizar a alteração auditiva. ( ?) Identificação de perdas transitórias e passíveis de tratamento, como as perdas auditivas condutivas.
Assinale a sequência correta

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis