Questões sobre Motricidade Orofacial

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Motricidade Orofacial

Leia o trecho a seguir:
"É a maior parte do núcleo coclear. Rica inervação aferente ascendente e algumas descendentes provenientes dos centros superiores (complexo olivar superior e cerebelo). Algumas aferências são inibitórias e parecem melhorar a seletividade".
O excerto acima diz respeito ao:

Em relação ao sistema motor oral, analise as afirmativas a seguir:
I. A necessidade de mastigar, morder e deglutir vem do estímulo proprioceptivo que recebemos da pressão e do movimento em nossas mandíbulas.
II. O processamento sensorial oral não afeta apenas a alimentação. Também afeta a maneira como movemos nossa boca, mexemos com a língua, controlamos a saliva e produzimos sons para a fala.
III. Como os sistemas sensoriais trabalham em conjunto, todos eles afetam as funções de processamento sensorial do sistema motor oral.
Assinale

Em relação à fisiologia da deglutição orofaríngea, sobre os músculos que participam do processo de preparo do alimento, assinalar a alternativa CORRETA:

A Encefalopatia Crônica Não Progressiva da infância - ECNP é uma condição neurológica (lesão) de caráter irreversível que provoca incoordenação das ações musculares, acarretando dificuldades na manutenção das posturas e realização de movimentos típicos pela criança. O fonoaudiólogo atua como membro da equipe multidisciplinar e precisa ter o domínio dos conteúdos pertinentes à sua área de atuação nessa condição patológica.
Com relação à temática, analise as informações identificando se são verdadeiras (V) ou falsas (F) e marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Uma das alterações fonoaudiológicas na ECNP está relacionada à sucção devido à insuficiência (ou mesmo ausência) no controle do terço anterior da língua, acarretando, por exemplo, dificuldade para deslocar o bolo alimentar na cavidade bucal. ( ) A maioria dos pacientes com ECNP apresenta refluxo faríngeo normal; apenas nos casos mais graves se constata deglutição com aspiração. ( ) A ênfase da atuação fonoaudiológica na ECNP está na área da Motricidade Orofacial, porém, o profissional também deve incluir em seu planejamento terapêutico (conforme a necessidade individual do paciente) atividades que envolvam: voz, prosódia, educação psicomotora e estruturação da linguagem. ( ) As dificuldades motoras inerentes ao quadro clínico dificultam o desenvolvimento dos sistemas sensoriais, o que implica na necessidade de se incluir na terapia a estimulação das percepções visual, auditiva, gustativa, olfativa e tátil. ( ) O estímulo proprioceptivo intraoral não está indicado para os casos de ECNP, pois a manipulação das estruturas internas desencadeará os reflexos, condição que poderá dificultar a evolução dos movimentos intencionais da criança.

Diversas áreas de conhecimento estão envolvidas no processo de amamentação, já que esse processo envolve aspectos nutricionais, físicos, musculares e emocionais. Muitas vezes, observa-se uma confusão de competências, até mesmo entre os profissionais. Considerando-se essa temática, analise as informações, identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) e, depois, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
( ) No trabalho com a amamentação, o fonoaudiólogo deve estar atento a algumas manifestações do bebê, como: reflexos exacerbados, reflexo de náusea anteriorizado além da sucção ineficiente, a qual pode estar relacionada à anquiloglossia. ( ) O trabalho com a amamentação em prematuros é um desafio significativo e o fonoaudiólogo precisa avaliar detalhadamente como estão as habilidades de sucção, deglutição e respiração do prematuro, o qual precisa atingir, no mínimo, 34 semanas de idade gestacional, para ter condições de mamar. ( ) A sucção não-nutritiva é um recurso utilizado com os bebês prematuros que se caracteriza como um preparo antes de colocar o bebê no seio; por meio desse procedimento, são estimulados os reflexos de busca, sucção e deglutição por meio de estímulos intra e extraorais. ( ) O aleitamento materno deve ser iniciado logo após o nascimento, independentemente da condição do bebê, pois é o único alimento que o bebê poderá ingerir, pelo menos até os 6 meses de vida. ( ) Questões emocionais, sociais e culturais podem ser um fator de risco para a amamentação natural efetiva; assim, quando essa amamentação não é possível, deve-se orientar a mãe a utilizar o bico ortodôntico na mamadeira, já que esse recurso não acarreta sequelas significativas ao desenvolvimento ósseo-muscular oral.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis