Questões sobre Linguagem e Fala

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Listagem de Questões sobre Linguagem e Fala

O Desvio Fonológico (DF) é definido como uma dificuldade de fala, caracterizada pelo uso inadequado dos sons de acordo com a idade, que podem envolver erros na produção, percepção ou organização dos sons. Analise as afirmativas abaixo e, diante de cada uma, escreva V, para verdadeiras, e F, para falsas:
( ) A gravidade do DF não influencia na inteligibilidade da fala da criança. ( ) A avaliação da fonologia é composta de três provas: nomeação de figuras, imitação de palavras e fala espontânea. ( ) O melhor método de avaliação é através da coleta de amostras de fala espontânea, uma vez que é possível analisar a fala encadeada e controlar o material de fala. ( ) A prova de imitação de palavras torna possível verificar a capacidade da criança de perceber a produção-alvo do som e produzi-lo, corretamente, diante do modelo do avaliador.
Assinale a alternativa com a sequência correta:

Acerca da avaliação fonoaudiológica, analise as proposições abaixo e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
( ) O fonoaudiólogo deve avaliar as habilidades comunicativas, especialmente no que se refere aos aspectos pragmáticos da linguagem, à compreensão verbal em contexto discursivo e à evolução da ação simbólica, a fim de descartar alterações linguísticas e comunicativas. ( ) O Protocolo de Observação Comportamental investiga o desenvolvimento comunicativo e cognitivo infantil, visando identificar os níveis evolutivos e funcionamento cognitivo e comunicativo. ( ) O Protocolo de Observação Comportamental é recomendado utilizar apenas nos casos de suspeita de Transtorno do Espectro Autista (TEA). ( ) Enquanto na avaliação fonológica a unidade mínima de análise é o fonema, na avaliação pragmática, é o ato comunicativo.
Assinale a alternativa com a sequência correta:

Analise as assertivas abaixo com base no que afirma Ribas (2015) sobre fonoterapia da fala com enfoque fonológico:
I. O trabalho com dificuldades de linguagem oral necessita de ênfase na informação auditiva escrita e, por isso, sugere-se o uso de palavras escritas associadas a figuras trabalhadas em terapia. II. O modelo de terapia que tem como objetivos a conscientização do alvo a ser trabalhado (sons ou combinação de sons) e a articulação adequada destes, viabilizando a estimulação e a produção é chamado, Modelo de Ciclos. III. O modelo de Oposições Múltiplas é fundamentado na abordagem contrastiva e é utilizado com pacientes cuja fala é abundante em homônimos; os alvos tratados são aqueles em que o sistema fonológico da criança não mostra a contrastividade necessária.
Quais estão corretas?

Analise as assertivas abaixo sobre afasias:
I. A Afasia Transcortical Motora é um tipo de afasia fluente, cuja principal característica é o aumento de fala. A compreensão geralmente está alterada. II. As afasias infantis não são classificadas como as dos adultos, sendo apenas divididas em afasias emissivas e receptivas. III. Uma das manifestações das afasias é a parafasia semântica, que é a troca de um vocábulo por outro, estando os dois relacionados semanticamente.
Quais estão corretas?

A consciência fonológica é uma competência metalinguística que possibilita o acesso consciente ao patamar fonológico da fala e a manipulação cognitiva das representações neste nível. Portanto, envolve reflexão, análise e manipulação intencional de unidades que compõem a linguagem (palavras, sílabas, fonemas). Relacione os quatro níveis de desenvolvimento da consciência fonológica e assinale a alternativa CORRETA:
I. Sensibilidade à rima e à aliteração. II. Conhecimento silábico. III. Conhecimento intrassilábico. IV. Conhecimento segmental.
( ) Corresponde a uma etapa inicial, caracterizada pela descoberta, por parte da criança, de que determinadas palavras apresentam um mesmo conjunto de sons em seu princípio ou fim. Implica uma capacidade para detectar estruturas sonoras semelhantes em diferentes palavras. ( ) Envolve a compreensão de que as sílabas podem ser subdivididas em elementos menores do que elas mesmas e maiores do que um fonema. ( ) Corresponde a uma capacidade para segmentar e operar com as estruturas silábicas das palavras, que implica um processo de divisão da palavra em seus constituintes silábicos. ( ) As palavras são compostas por um conjunto de segmentos sequenciados denominados fonemas.

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