Questões sobre Fonoaudiologia Educacional

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Fonoaudiologia Educacional

Leia o fragmento a seguir.

A Epistemologia Genética objetiva explicar a continuidade entre processos biológicos e cognitivos, sem tentar reduzir os últimos aos primeiros, o que justifica, e ao mesmo tempo delimita, a especificidade de sua pesquisa epistemológica: o termo genético.

O fragmento descreve a teoria de

Considerando as contribuições de Luria e de Vygotsky sobre maturação, organização funcional do cérebro e desenvolvimento humano, analise as afirmativas a seguir.

I. Os processos mentais que incluem sensações, percepção, linguagem, pensamento, memória não podem ser considerados simples faculdades localizadas em áreas particulares e concretas do cérebro, mas como sistemas funcionais complexos.
II. Filogeneticamente, a integração sensorial está na base da evolução da motricidade e do cérebro dos vertebrados.
III. Antes de se apropriar dos símbolos cada indivíduo necessita conquistar o seu corpo como instrumento de liberdade gravitacional, espacial e de comunicação emocional.

Está correto o que se afirma em

Um fonoaudiólogo atua na avaliação de crianças em idade escolar com dificuldades na aquisição da escrita. Para diferenciar um transtorno específico de aprendizagem de uma dificuldade secundária a fatores ambientais, a estratégia mais adequada é: 

São diretrizes do Programa Saúde na Escola:

I. Territorialidade, respeitando as realidades e as diversidades existentes no espaço sob responsabilidade compartilhada.
II. Interdisciplinaridade e intersetorialidade, permitindo a progressiva ampliação da troca de saberes entre diferentes profissões e a articulação das ações executadas pelos sistemas de saúde e de educação, com vistas à atenção integral à saúde dos estudantes.

III. Integralidade, tratando a saúde e educação integrais como parte de uma formação ampla para a cidadania e o usufruto pleno dos direitos humanos, fortalecendo o enfrentamento das vulnerabilidades que possam comprometer o pleno desenvolvimento do estudante.

Quais estão corretas? 

Dificuldades persistentes na leitura e na escrita, mesmo após instrução adequada, são características de um transtorno de aprendizagem. O diagnóstico que representa essa condição e suas características é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis