Questões de Fisioterapia da UNIOESTE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Fisioterapia da UNIOESTE

A principal causa de hipercifose na adolescência é a denominada doença de Scheuermann. Com relação ao seu tratamento, é CORRETO afirmar:

A escoliose é uma deformação da coluna vertebral com origem multifatorial. Com relação a essa doença, é CORRETO afirmar:

O fisioterapeuta é habilitado a atuar na atenção primária à saúde não só pelo conhecimento adquirido em sua formação acadêmica sobre a cura, mas também pela sua capacidade de criar condições de saúde necessárias ao usuário. Qual dos contextos a seguir exemplifica a atividade do fisioterapeuta inserido nos serviços de saúde com foco na atenção primária?

A incontinência urinária (IU) é uma queixa comum na gravidez com 18% – 75% das mulheres afetadas no final da gestação. Além dos prejuízos físicos acarretados pela IU, há um grande impacto social negativo. O uso do exercício físico na reabilitação da IU tem sido sugerido.
A figura a seguir apresenta a metanálise de um estudo sobre os efeitos do exercício no pré-natal, comparado à condição sem exercício, sobre as chances de IU durante a gravidez e sobre a severidade dos sintomas. As análises de subgrupos foram realizadas com estudos incluindo mulheres continentes (“PREVENTION”) e com aqueles incluindo mulheres incontinentes (“TREATMENT”) antes da intervenção.
Imagem associada para resolução da questão
Davenport MH, et al. Br J Sports Med 2018;52:1397–1404. doi:10.1136/bjsports-2018-099780. Prenatal exercise (including but not limited to pelvic floor muscle training) and urinary incontinence during and following pregnancy: a systematic review and meta-analysis
Com base nessa metanálise, é CORRETO concluir: 

Vários estudos, em especial os classificados como ensaios clínicos randomizados, para verificar a eficácia da telefisioterapia para algumas condições de saúde já foram conduzidos e mostraram resultados positivos da telefisioterapia (ou telerreabilitação). No entanto, a reabilitação uroginecológica tem desafios éticos específicos para a sua implementação, mesmo na modalidade presencial, tais como lidar com questões íntimas, constrangimento dos pacientes em relação aos seus sintomas e a necessidade de realizar um exame da musculatura do assoalho pélvico. Frente aos desafios para a continuidade dos atendimentos em saúde decorrentes da pandemia de Covid-19, fez-se necessário a reflexão sobre as recomendações para as estratégias fisioterapêuticas como divulgado no estudo de Ferreira e colaboradores (A guide to physiotherapy in urogynecology for patientcare during the COVID-19 pandemic. International Urogynecology Journal (2021) 32:203–210. DOI: 0.1007/s00192-020-04542-8). Assim, qual é a recomendação para a telerreabilitação uroginecológica?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis